EM SUA QUARTA EDIÇÃO, PROJETO DE GOV. CELSO RAMOS TRANSFORMA ALUNOS DO ENSIDO FUNDAMENTAL EM GUARDIÕES DO MEIO AMBIENTE

Em 2022, o projeto Multiplicadores Ambientais: Os Guardiões do Meio Ambiente formará cerca de 50 guardiões, totalizando mais de 200 multiplicadores ambientais desde 2018, primeiro ano da iniciativa.

 

Com o objetivo de preparar cidadãos conscientes e preocupados com o planeta, a Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação e da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), lançou a quarta edição do Projeto Multiplicadores Ambientais: Os Guardiões do Meio Ambiente.

 

Na iniciativa, cerca de 50 estudantes do 4º ano de duas escolas municipais participam de um curso que os habilita como guardiões com a missão de multiplicar o conhecimento sobre a proteção da natureza no município e na região da Grande Florianópolis.

 

O lançamento da edição de 2022 foi realizado na quarta-feira (14/09) na sede da EMMA, no Bairro Costeira da Armação. Os estudantes são das escolas municipais Maria Amália Cardoso, do Bairro Fazenda da Armação, e Professora Elvira Sardá da Silva, do Bairro Areias de Baixo.

 

O curso terá nove aulas e encontros semanais, às quartas-feiras, no prédio da EMMA, até o dia 28 de novembro. Nesse período, os estudantes participarão de atividades teóricas e práticas, como palestras e aulas temáticas, além do contato com a natureza por meio de plantio de mudas nativas, trilhas ecológicas passeios e náuticos pela Baia de São Miguel (Região da Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim) para avistamento de golfinhos, botos e outras espécies da fauna da região.

 

O tema deste ano é “Evolua Ambientalmente”. A diretora da EMMA, Luciara Azevedo, que coordena as atividades, explica que foi pensado com a proposta de fazer os estudantes refletirem sobre os próprios hábitos e como mudá-los para atitudes conscientes.

 

“Nosso planeta está passando por uma crise climática. Precisamos refletir sobre o impacto humano no mundo e despertar para ações e mudanças. Devemos evoluir ambientalmente para, por meio do conhecimento e da prática, ações conscientes de preservação para mitigar os efeitos negativos das alterações ecológicas”, diz a diretora.

 

Após a conclusão, os estudantes receberão um certificado e se formam guardiões habilitados para multiplicar o conhecimento adquirido nas escolas, com os amigos e no ambiente familiar. Os guardiões podem desenvolver, ainda, atividades relacionadas à preservação, elaborar projetos de temática ambiental e participar de eventos e feiras, sempre acompanhados pela equipe da EMMA.

 

O Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente foi criado em 2018 pela EMMA. Formou mais de 150 guardiões nas turmas de 2018, 2019 e 2021 – o curso não foi realizado em 2020 por razão da pandemia. Com a turma de 2022, o projeto terá mais de 200 protetores ambientais formados em quatro edições.