FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA ESTADUAL ADERBAL RAMOS DA SILVA INCENTIVA A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO

A proposta da feira foi estimular o pensamento crítico, a visão analítica e curiosidade científica. Evento acontece após o hiato de dois anos por razão da pandemia.

 

Por Wanessa Gomes da Silva e Cleber Eduardo Costa

 

Após o hiato de dois anos por razão da pandemia, foi realizada a Feira de Ciências da Escola Estadual Básica (E.E.B.) Doutor Aderbal Ramos da Silva. O evento, organizado nas salas de aula da instituição, na terça-feira (11/10), reuniu centenas de alunos das redes estadual e municipal de Ensino em busca de conhecimento, ideias criativas e inovações.

 

A proposta da feira foi estimular o pensamento crítico, a visão analítica e curiosidade científica. A ideia é tirar os alunos do campo teórico e coloca-los na prática para criar projetos com fundamento científico e soluções inovadoras para questões do dia a dia.

 

Na feira, os jovens cientistas percorreram o mundo do conhecimento através de experiências práticas e também sensoriais. Em outras palavras, o saber foi assimilado por meio dos sentidos da visão, do tato, do paladar, do olfato e da audição.

 

Uma das experiências, por exemplo, foi a sala sensorial, que possuía equipamentos para relaxar; em outra sala, comidas de diferentes países estavam dispostas para quem quisesse experimentar e apurar o paladar.

 

E a criatividade não parou por aí. Para discutir soluções energéticas, os estudantes construíram maquetes de hidrelétricas, miniusinas nucleares, pequenas turbinas aeólicas e até minúsculas casas com placas solares, recriando os tipos de sistemas mais usados.

 

A feira, porém, também abriu espaço para conscientização. Em outro trabalho, alunos abordaram os problemas que o uso de entorpecentes lícitos e ilícitos trazem para a saúde pública. Para isso, apresentaram informações sobre os efeitos dos diversos tipos de drogas no corpo humano e dados relacionados ao comércio dessas substâncias sob a perspectiva social e econômica.

 

Quem participou da Feira de Ciências da Escola Estadual Básica (E.E.B.) Doutor Aderbal Ramos da Silva teve a oportunidade de presenciar a criatividade dos alunos e compartilhar conhecimentos. Além disso, as atividades científicas serviram para que os estudantes aprimorassem habilidades que serão fundamentais ao longo da vida escolar, como comunicação oral, capacidade de síntese e trabalho colaborativo.