PREFEITURA MUNICIPAL E VEOLIA LANÇAM CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL PRESENTE EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA E DA EUROPA

182 alunos do ensino fundamental de Gov. Celso Ramos participam da campanha, que terá premiação municipal e nacional. Na região, 12 municípios estão no programa com presença em nove países.

Com o objetivo de educar e empoderar as crianças para proteger o meio ambiente, a Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação, e a Veolia América Latina & Ibéria lançaram a edição municipal da Campanha de Sensibilização Ambiental ao Redor da Ibero-América 2022.

Voltada aos estudantes entre 10 e 11 anos das 5ª e 6ª séries do ensino fundamental matriculados em escolas públicas, a iniciativa tem a proposta de ajudar os pequenos a desenvolver a preocupação ambiental e comportamentos que melhorem as suas próprias qualidades de vida e a de outras pessoas.

O evento que deu início às atividades da campanha no município aconteceu nesta quinta-feira (13/10) no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Bairro Areias de Baixo. A cerimônia contou com a presença de alunos e professores das escolas que participarão do programa.

Também estiveram na solenidade representantes da Veolia, o prefeito Marcos Henrique da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores de Governador Celso Ramos, Pedro Augusto da Cunha, o diretor geral do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Ricardo Amilton da Silva, e os secretários municipais de Educação, Adilson Costa, e de Agricultura e Pecuária, Abraão Osni Verissimo.

SOBRE A CAMPANHA

A Campanha Redor da Ibero-América 2022 é organizada desde 2012 pela empresa Veolia Brasil e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OIE), e está presente em países da América Latina, como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru, e, desde 2021, em países da Europa, como Espanha e Portugal.

O projeto, explica a coordenadora comercial, Emilim Miranda, funciona a partir de uma parceria com municípios nos quais a empresa presta seus serviços de gestão dos resíduos sólidos. “Este ano a campanha está atrelada à transformação ecológica e à preocupação de criar soluções. Acreditamos que as crianças são as sementes para desenvolver esse futuro que esperamos”, complementa.

De acordo com a Secretaria de Educação, esta edição conta com a participação de 182 alunos matriculados no 6º ano do ensino fundamental das escolas municipais Abel Capella, Elvira Sardá Da Silva, Maria Amália Cardoso e Alaíde Da Silva Mafra.

O tema da edição de 2022 é “A urgência de cuidar da água: Pequenas ações, grandes mudanças” e será trabalhado nas escolas participantes por meio de materiais de apoio pedagógico.

A assessora da empresa Veolia, Rosangela Müller, explica que assunto foi escolhido com o objetivo de aumentar a conscientização das crianças sobre a proteção e reutilização da água.

“A campanha visa conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de cuidar e preservar os diversos ecossistemas do planeta e contribuir para aumentar a conscientização em relação à sustentabilidade e ao desenvolvimento harmonioso do meio ambiente e do local onde vivemos. Temos que tratar esse tema com muita responsabilidade e importância porque é das futuras gerações que estamos falando. E o caminho é por meio da educação”, esclarece.

Nas escolas participantes, os estudantes vão assistir a aulas e workshops e realizar atividades didáticas, recreativas e criativas, com o apoio dos materiais de apoio pedagógico. Ao final, participarão de um concurso cultural, no qual devem elaborar um projeto que contribua para um ambiente mais sustentável e gravar um vídeo de 3 a 5 minutos apresentando sua ideia de projeto, com slogan, público-alvo e ações.

Cada instituição de ensino seleciona os três melhores trabalhos e os envia à Secretaria de Educação, que seleciona as três melhores produções em vídeo do Município e encaminha à Veolia. Um comitê especial do concurso selecionará os três melhores vídeos do Brasil e os enviará para postagem nas redes sociais do programa. O vídeo mais votado será o vencedor nacional.

Haverá premiação municipal para o (a) melhor aluno (a) e premiação nacional para o (a) melhor aluno (a) e escola. Todos os participantes ganham brinde e participam de palestra. Os finalistas vão receber placas de mérito.

Além do município gancheiro, participam as cidades catarinenses de Antônio Carlos, Balneário Piçarras, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Brusque, Navegantes, Palhoça, Penha, São Francisco Do Sul e Tijucas.

Conheça as premiações.

PREMIAÇÃO MUNICIPAL

Melhor Aluno (a): Um Tablet

PREMIAÇÃO NACIONAL

Melhor Aluno (a): kit digital: composto por computador, impressora e internet por um ano; e ainda uma bolsa para um curso que o estudante vencedor escolher.

Melhor Escola: kit digital com três computadores e uma impressora.