GUARDIÕES AMBIENTAIS DE GOV. CELSO RAMOS RECEBEM VISITA DO CORPO DE BOMBEIROS

Os guardiões receberam visita do bombeiro Willian Valdeley Marques e do cão Marley, dupla que tem duas certificações internacionais de busca e resgate.

Os alunos de duas escolas municipais que participam do Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente, realizado pela Secretaria da Educação, por meio da Escola Municipal do Meio Ambiente, tiveram uma ilustre visita na quarta-feira (19/10).

Os futuros Guardiões receberam a presença do soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Willian Valdeley Marques, e do cão Marley, dupla que tem duas certificações internacionais para buscas e participou de importantes ações de resgate, como as realizadas por razão das chuvas de Petrópolis, em fevereiro deste ano, e Brumadinho, em 2019. A dupla de salvamento está locada na guarnição dos bombeiros de Gov. Celso Ramos.

Os alunos são do 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais Maria Amália Cardoso, do Bairro Fazenda da Armação, e Professora Elvira Sardá da Silva, do Bairro Areias de Baixo.

Na aula, que aconteceu na Sede da EMMA, Bairro Costeira da Armação, a fala foi sobre primeiros socorros, salvamento aquático, incêndios florestais, busca, resgate e outros assuntos relacionados ao tema da aula: “proteção a vida, ao patrimônio e ao meio ambiente”.

A palestra faz parte das aulas de formação do Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente, criado em 2018 e que neste ano chega a sua quarta edição. O projeto formou mais de 150 guardiões nas turmas de 2018, 2019 e 2021 – o curso não foi realizado em 2020 por razão da pandemia. Com a turma de 2022, serão mais 200 protetores ambientais formados.

O projeto tem nove encontros que têm a proposta de transformar os pequenos em pessoas conscientes e ativas na proteção do meio ambiente. Para isso, os estudantes participam de atividades teóricas e práticas, como palestras e aulas temáticas, além do contato com a natureza por meio de plantio de mudas nativas, trilhas ecológicas passeios e náuticos pela Baia de São Miguel (Região da Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim) para avistamento de golfinhos, botos e outras espécies da fauna da região.

O tema deste ano é “Evolua Ambientalmente”, e foi pensado visando fazer os estudantes refletirem sobre os próprios hábitos e como mudá-los para atitudes conscientes.

Após a conclusão do curso, os estudantes recebem certificados e se formam guardiões habilitados para multiplicar o conhecimento adquirido nas escolas, com os amigos e no ambiente familiar. Os guardiões podem desenvolver, ainda, atividades relacionadas à preservação, elaborar projetos de temática ambiental e participar de eventos e feiras, sempre acompanhados pela equipe da EMMA.