2ª OFICINA COMUNITÁRIA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR É REALIZADA NO BAIRRO AREIAS DE BAIXO

Encontro da terça-feira (28/02), realizado na Sede da Secretaria Municipal de Educação, abrangeu as comunidades de Areias de Baixo, Caieira do Norte, Praia do Antenor e Costeira da Armação.

A Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, e a empresa MPB Engenharia promoveram, na noite de terça-feira (28/02), a 2ª Oficina Comunitária para Revisão do Plano Diretor do município.

O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de moradores dos bairros Areias de Baixo, Caieira do Norte, Praia do Antenor e Costeira da Armação, e outras localidades.

Os trabalhos de ontem foram coordenados pela equipe da Prefeitura Municipal e da MPB Engenharia, com apoio das secretarias de Comunicação, Mídias e de Educação.

A dinâmica da oficina seguiu a metodologia do encontro anterior. Na abertura, os membros do comitê gestor, que ficará responsável pela organização dos trabalhos, se apresentaram. Após, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Naim José Ziegler, explicou a importância do Plano Diretor e o arquiteto Fabian Grei Marinho fez uma explanação sobre aquela região do município – Areias de Baixo, Caieira do Norte, Praia do Antenor e Costeira da Armação.

Mais tarde, aos presentes foram abertos os espaços para livre participação e manifestação, além da formação dos grupos de trabalho. Mapas impressos serviram como material de apoio, para que todos tivessem uma visão ampla sobre região. Na próxima etapa, cada participante respondeu ao formulário e descreveu o que mais gosta e o que precisa melhorar na cidade. Na conclusão, os representantes de cada grupo apresentaram suas propostas de mudança.

O ciclo de oficinas terá cinco encontros públicos, abertos à participação da população e devem abranger todos os bairros. O objetivo é ouvir os munícipes e coletar informações das comunidades a respeito do que esperam da cidade. As informações ajudarão a nortear os técnicos responsáveis na elaboração e desenvolvimento da revisão do plano diretor.

O Plano Diretor é um instrumento legal que ajuda no planejamento do município. Apresenta regras de crescimento de bairros, uso do território municipal para habitação e diretrizes para construções de prédios e residências, bem como espaços que devem ser preservados. Por sua relevância, necessita da participação da população para sua elaboração ou revisão.

CONFIRA A AGENDA DAS PRÓXIMAS OFICINAS COMUNITÁRIAS

Comunidades: Fazenda da Armação, Armação da Piedade, Praia Grande e Camboa.

Dia: Terça-feira (07/03), 19h.

Local: Salão Paroquial da Fazenda da Armação.

Comunidades: Palmas.

Dia: Quarta-feira (08/03), 19h.

Local: Águas de Palmas Resort e Hotel.

Comunidades: Calheiros, Ganchos do Meio, Canto dos Ganchos e Ganchos de Fora.

Dia: Quinta-feira (09/03), 19h.

Local: Ginásio Municipal de Esporte Calheiros.