GOVERNADOR CELSO RAMOS PARTICIPA DE REUNIÃO DO COLEGIADO DE POLÍTICAS CULTURAIS DA GRANFPOLIS

Entre outros temas, o encontro debateu a elaboração do Plano Municipal de Cultura. O município foi representado pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, participou, no dia 8 de março, da reunião do Colegiado de Políticas Culturais da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis).

O evento, realizado na sede da associação, em São José, reuniu integrantes das secretarias municipais de Cultura dos 22 municípios filiados. Representaram o município o secretário-adjunto de Esporte, Cultura e Lazer, Ronaldo Santos Faria, e o secretário-executivo de Cultura, Patrimônio Histórico e Memória, Miguel João Simão.

O objetivo do encontro foi debater, entre outros temas, sobre os Planos Municipais de Cultura e a participação da Granfpolis, por meio de membros do Colegiado selecionados, no Fórum do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC-2023), que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de maio, em Lages, e sobre o Mapa Cultural SC.

Miguel João Simão e Ronaldo dos Santos Faria explicam que a principal discussão remeteu ao Plano Municipal de Cultura, que é o principal componente do planejamento de longo prazo para a cultura na esfera municipal, no qual devem ser registrados os compromissos assumidos pelo poder municipal para o setor de políticas públicas em uma perspectiva de dez anos.

No município gancheiro, o plano está em fase de estruturação. “Assim que estiver pronto, será marcado um encontro com a comunidade e artistas da terra para uma discussão e alteração, caso seja necessário. Depois, a fase seguinte é a apreciação da Câmara Municipal de Vereadores”, esclarece Miguel João Simão.

A ideia é que o plano municipal de cultura aprimore e valorize o setor, pois, por ser rico em expressões culturais e folclóricas, o município tem com potencial para se tornar referência na região.

Uma nova reunião com o Colegiado de Políticas Culturais da Associação da Granfpolis está agendada para maio na cidade de Leoberto Leal. Também está previsto um encontro para discutir a Lei Paulo Gustavo (LPG) de incentivo à cultura.