PREFEITURA MUNICIPAL AMPLIA IMUNIZAÇÃO COM A VACINA BIVALENTE CONTRA A COVID-19 PARA PESSOAS COM COMORBIDADE

Podem receber o imunizante as pessoas com comorbidade de 12 a 59 anos. A vacinação acontece na Policlínica de Calheiros.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, informa que a partir desta terça-feira (04/04) passou a ampliar a recomendação da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas de 12 a 59 anos com comorbidades. A medida segue a orientação do Ministério da Saúde por meio da Nota Técnica Nº 17/2023-CGICI/DIMU/SVSA/MS.

A aplicação acontece na Sala de Vacinação na Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e Pronto Atendimento (PA), no Bairro Calheiros. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Para receber a dose, é necessário comparecer ao local com qualquer documento com foto, CPF e Caderneta de Vacinação. Para esse grupo, não haverá exigência de comprovação da situação de comorbidade, sendo suficiente para a vacinação a comorbidade autodeclarada.

A recomendação é que a pessoa com comorbidade tenha concluído o esquema primário (duas primeiras doses) e respeite o intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida.

Além do novo grupo, podem receber o imunizante as pessoas com 70 anos ou mais; os pacientes imunocomprometidos com 12 anos ou mais; e a população das comunidades indígenas e quilombolas também acima dos 12 anos; pessoas de 60 a 69 anos de idade; e gestantes e puérperas.

CONFIRA A LISTA DE COMORBIDADES, CONFORME NOTA TÉCNICA Nº 17/2023 DO MS

– Arritmias cardíacas;

– Cardiopatias congênita no adulto;

– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;

– Diabetes mellitus;

– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

– Doença hepática crônica;

– Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares;

– Doença renal crônica;

– Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves;

– Hipertensão Arterial Resistente (HAR);

– Hipertensão arterial estágio 3;