CONSELHO GESTOR DA APA DO ANHATOMIRIM REALIZA REUNIÃO NA ESCOLA DO MEIO AMBIENTE

Na pauta, temas relacionados à área de preservação, bem como os projetos de restauração da Igreja de Nossa Senhora da Piedade e da Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim.

 

Na tarde de segunda-feira (10/04), os representantes do Conselho Gestor Área de Preservação Ambiental (APA) do Anhatomirim se reuniram, na sede da Escola do Meio Ambiente, no Bairro Costeira da Armação, para debater assuntos relacionados à área de preservação, que tem 4.436,59 hectares e fica localizada no território de Gov. Celso Ramos, e aos projetos de restauração de edificações centenárias construídas no município.

 

Na pauta, o conselho trouxe à discussão os temas: 1) apresentação do projeto de restauração da Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim; 2) Informes e encaminhamentos do projeto de restauração da Igreja de Nossa Senhora da Piedade; 3) Informes dos grupos de trabalhos (GT’s) dos trapiches e algas.

 

O arquiteto e ex-professor da UFSC, Roberto Tonera, coordenador por muitos anos do Projeto Fortalezas, expôs o projeto contemplado por meio do BNDES, para restauração da Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, e que vai beneficiar ações socioambientais, socioculturais e socioeconômicas em Governador Celso Ramos.

 

A explanação do projeto de restauração da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, coube ao chefe de gabinete e membro da comissão de voluntários para restauração, William Wollinger Brenuvida, bem como a arquiteta Silvia Maia, representando a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e ao representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Vinicius Paiva Gonçalves, apresentarem os resultados da inspeção técnica à Igreja, e um histórico do movimento para restauração, a posição oficial da Prefeitura, da FCC e do IPHAN, e da concordância da MITRA Diocesana para que os arquitetos Lilian Mendonça e Peter Wiedmer assumam o projeto arquitetônico.

 

Quanto aos GT’s dos trapiches e algas, o funcionário Cristiano dos Santos, da secretaria de Pesca e Maricultura realizou um breve relato do tema trapiches, e a funcionária Sirlei de Castro Araújo, os relatos do tema algas. Também, houve tempo para se questionar a importância do Plano de Manejo da APA do Anhatomirim na proposta de revisão do Plano Diretor Municipal.