SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIVULGA NOVO CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

De segunda (17/04) a quinta-feira (20/04), a população pode procurar as primeiras doses de vacina contra a Covid, doses de reforço e vacina bivalente na Policlínica de Calheiros, das 7h às 19h.

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, informa que haverá imunização com a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses e bivalente contra a Covid-19 no município. A aplicação acontece na Sala de Vacinação na Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e Pronto Atendimento (PA), no Bairro Calheiros. Nesta semana, por razão do feriado do dia 21 de abril em homenagem a Tiradentes, o atendimento será de segunda (17/04) a quinta-feira (20/04), das 7h às 19h.

Para receber a dose do imunizante, é preciso ter em mãos um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH), CPF e Carteirinha de Vacinação.

PÚBLICOS-ALVO DA VACINAÇÃO

PRIMEIRA DOSE (1ª): crianças de 3 a 5 anos de idade, crianças 6 a 11 de idade, adolescentes de 12 a 17 anos e adultos maiores de 18 anos.

SEGUNDA DOSE (2ª): Pfizer (intervalo de 8 semanas), AstraZeneca (intervalo de 10 a 12 semanas) e Janssen (dois meses). Pessoas imunizadas com a primeira dose em outros municípios, e que estejam na data para receber a segunda dose ou estejam com ela atrasada, podem receber ir ao ponto de vacinação para receber o imunizante.

DOSE DE REFORÇO (3ª): também recebem imunização de reforço (terceira dose) as pessoas maiores de 18 anos (quatro meses de intervalo da segunda dose).

QUARTA DOSE (4ª): recebem a dose de reforço (D4) as pessoas imunossuprimidas vacinadas com a dose adicional há quatro meses ou mais e as pessoas com 30 anos ou mais que tomaram a 3ª dose, com intervalo mínimo de quatro meses.

VACINA BIVALENTE PARA GRUPOS PRIORITÁRIOS:

• Pessoas com 70 anos ou mais; os pacientes imunocomprometidos com 12 anos ou mais; e a população das comunidades indígenas e quilombolas também acima dos 12 anos;

• pessoas de 60 a 69 anos de idade;

• gestantes e puérperas;

• pessoas com comorbidade de 12 a 59 anos de idade;

• trabalhadores da saúde;

• pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, população privada de liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medida socioeducativa (a partir de 18 anos) e funcionários do sistema de liberdade.

Para receber a vacina bivalente, é necessário ter recebido ao menos duas doses monovalentes com intervalo de quatro meses da última dose. Para esse grupo, não haverá exigência de comprovação da situação de comorbidade, sendo suficiente para a vacinação a comorbidade autodeclarada.

Mais informações sobre a Covid-19 no LINK.