PROFESSORES E SERVIDORES DA REDE DE ENSINO PARTICIPAM DE WORKSHOP SOBRE PRIMEIROS SOCORROS
A proposta do curso foi preparar os participantes para agirem em situações de emergência, e atender à Lei Lucas (13.722/18), sobre escolas e o atendimento de primeiros socorros.
Com a proposta de proporcionar mais segurança e bem-estar aos estudantes das escolas municipais, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, o Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) de Governador Celso Ramos promoveram esta semana um workshop de primeiros socorros para 120 profissionais da rede municipal de ensino.
Os treinamentos objetivaram atender à Lei Lucas (13.722/18), sancionada em 04 de outubro de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
Ministrado pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU-192, o curso aconteceu entre terça-feira (25/04) e quinta-feira (27/04), no auditório da sede da Educação, no Bairro Areias de Baixo, e teve como público professores, motoristas, monitoras, merendeiras e os gestores da rede de ensino.
“A ideia do curso foi preparar os profissionais da Educação para trabalhar com a prevenção de acidentes na escola e estarem prontos para agirem para quando algo acontecer, utilizando os conhecimentos dos Primeiros Socorros”, disse o secretário de Educação, Adilson Costa.
O 3º sargento e comandante dos Bombeiros, Wilson Coelho Junior, explica que o curso surgiu por iniciativa da Educação Municipal, que desenvolveu o projeto e o levou aos Bombeiros. A ideia seguiu adiante e recebeu o auxílio do SAMU-192, que ajudou no apoio com as oficinas.
O sargento conta que, tendo como base a Lei Lucas (13.722/18) e temas como hemorragia, choque elétrico, sangramento nasal, queimaduras, objetos encravados, traumas, parada cardiorrespiratória e o engasgo, foi criado o conteúdo teórico e as atividades práticas, como as oficinas de ressuscitação cardiopulmonar e de engasgo, nas quais os participantes treinaram em manequins.
Para o bombeiro, workshop buscou dar informações aos participantes e oportunizar a experiências de situações de emergência, para que eles saibam como garantir os primeiros socorros até a chegada da assistência médica.
“Todo conhecimento é importante. Conhecimento salva vidas. Se formos atrás de conhecimento, a gente consegue salvar vidas. E o município é quem ganha com isso tudo, principalmente as escolas, onde as crianças e os nossos jovens têm que estar muito bem protegidos”, disse.
O enfermeiro responsável técnico do SAMU-192, Alexandre Caminha, comenta que o curso também abordou as situações de acidentes por intoxicação e com animais peçonhentos, como aranhas, lagartas e cobras. Nesse assunto, os participantes descobriram como proceder, como buscar ajuda especializada e saber informar sobre a situação.
“Foram repassadas todas as situações para que a pessoa fique instruída o suficiente para, numa situação de emergência, ter uma visão geral e saiba quem chamar e como agir inicialmente até a chegada do socorro. É necessária ter preparo e treinamento para poder agir e ajudar alguém diante de uma necessidade”, disse.
“Quando buscamos fazer uma capacitação na área de primeiros socorros, buscamos passar para a pessoa o conhecimento para que ela tenha calma diante de uma situação de emergência. Afinal, a calma determina uma situação e o conhecimento salva vidas”, destaca.