GOVERNADOR CELSO RAMOS INICIA INSTALAÇÃO DE CONTENTORES PARA COLETA DE VÍDROS
Quatro contentores estão instalados nos bairros Palmas e Fazenda da Armação. A previsão é de receber mais seis recipientes, o que totalizará 10 equipamentos instalados no município.
Governador Celso Ramos dá mais um passo em direção à melhoria da qualidade de tratamento de resíduos sólidos. Nas últimas semanas, a Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, iniciaram a instalação de contentores para coleta de vidros em diversos locais do município. A iniciativa visa ofertar mais uma possibilidade para reciclagem de materiais sólidos no município, além de dar destinação correta aos vidros, que são materiais 100% recicláveis.
Até o momento, foram colocados quatro Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em locais públicos nos bairros Palmas e Fazenda da Armação, mas, posteriormente, serão instalados mais seis contentores, totalizando 10 equipamentos. “Foram solicitados contentores para mais seis localidades do município e acreditamos que até o fim do mês todos estejam instalados”, explica o diretor geral da FAMGOV Eduardo Arli Garcia.
“O intuito do projeto é evitar que esse material, os vidros, sigam para o aterro sanitário ou que possam machucar trabalhadores e as pessoas que fazem a coleta de resíduos. Fica o pedido para que as pessoas coloquem somente vidro”, complementa Eduardo A. Garcia.
“Esse é mais um projeto que vem somar para o município. Além de ter custo zero para a Administração Municipal, ajuda a eliminar o descarte do vidro no lixo doméstico. Por estar em locais de grande circulação de pessoas, o projeto contribui também para evitar o acúmulo de garrafas, principalmente, nas praias, no verão, quando há muitos turistas na cidade”, disse assessor da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Douglas Goulart.
Os contentores foram recebidos pela Administração Municipal por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Grande Florianópolis (CIM-Granfpolis), que firmou uma parceria com a Verallia e a Massfix, entidades responsáveis pela produção dos contentores e pela coleta periódica do material depositado. Por conta dessa parceria entre as empresas e o consórcio, não haverá custo para o município.
Os contentores são estruturas de polietileno com aproximadamente dois metros de altura e capacidade para 2.500 litros de armazenamento para receber vidros.
De acordo com empresa Verallia, ainda é muito baixo o percentual de vidro reciclado no país. Cerca de 75% dos vidros consumidos no Brasil vão parar nos aterros sanitários após o descarte e somente 25% são reaproveitados. Esse percentual poderia aumentar e gerar diversos benefícios para a natureza. A reciclagem desse material sólido para a produção de novas embalagens, por exemplo, reduz o consumo de energia no processo de fusão, extração de recursos naturais e a emissão de CO2.
O QUE PODE SER DESCARTADO
Podem ser depositados em cada local garrafas de vidro, potes, frascos de perfume, copos e vidros quebrados.
O QUE NÃO PODE SER DESCARTADO
Não são permitidos materiais como cristais, porcelanas, cerâmicas, louças, lâmpadas, telas de TV e vidros de medicamentos.
CONFIRA ONDE ESTÃO OS PONTOS DE COLETA
Praça Gabriel Tomé da Silva (Praça da Fazenda) – Fazenda da Armação;
Rua Rosendo Joaquim Sagas, 1214 – Palmas;
Rua dos Pampos, 419 – Palmas;
Rua dos Lírios, 175 – Palmas.