SEC. MUNICIPAL DE TURISMO E FAMGOV PARTICIPAM DO 16º WORKSHOP ANUAL DO PROGRAMA BANDEIRA AZUL

O workshop aconteceu na sexta-feira (05/05) na Praia de Cumbuco, no município de Caucaia (CE). Na comitiva de Governador Celso Ramos, servidores da Secretaria Turismo e Eventos e da FAMGOV.

 

Governador Celso Ramos participou na sexta-feira (05/05) do 16º Workshop Anual do Programa Bandeira Azul. O evento foi realizado na Praia do Cumbuco, no município de Caucaia (CE), e reuniu gestores de praias, autoridades e representantes municipais de vários estados interessados em discutir os critérios do programa e os caminhos para obter a certificação para a temporada 2023/2024, que inicia em novembro de 2023.

 

O Bandeira Azul é o maior prêmio internacional dedicado à gestão sustentável de praias, marinas e embarcações de turismo. Para receber a certificação, é necessário atender a uma série de critérios relacionados a qualidade e gestão ambiental.

 

O município de Governador Celso Ramos foi representado pela Secretaria Municipal de Turismo e Eventos e pela Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV), que integram o comitê gestor municipal.

 

O secretário de Turismo e Eventos, Valmor Antonio Kair Filho, reforçou a importância da participação no evento. “Este selo, que atesta a qualidade das praias, e que temos na Praia Grande, demonstra a qualidade do nosso turismo e coloca nossa cidade como um dos principais destinos na temporada de verão. Participar desse evento foi importante porque esse conhecimento vai nos ajudar a qualificar ainda mais nossa gestão do Bandeira Azul”, disse.

 

A assessora da FAMGOV, Kamilla C. Freitas Matos, e gestora municipal do Bandeira Azul, destacou que o objetivo do workshop foi tirar dúvidas sobre a inscrição da praia no programa e sobre os projetos pilotos, entretanto, também serviu para apresentar pessoas e culturas diferentes que estão em prol do mesmo objetivo, a certificação Bandeira Azul.

 

“Foi uma troca de experiências enriquecedora, visto que temos um Brasil diverso, com suas dificuldades, mas que todos ali presentes se empenham para fazer o melhor, em fazer as mesmas lutas, para conscientizar e manter essa certificação tão importante. Com o que aprendemos nos dias de evento, quem ganha é Governador Celso Ramos”, disse a gestora do Bandeira Azul no município.

 

A abertura do evento foi realizada pela coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, e pelo presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Leandro Alves de Araújo. Bernardi fez uma apresentação sobre as novidades deste ano para o programa. O encontro também contou com apresentação de casos de locais que têm a certificação, como a Praia do Cumbuco, que sediou o evento e é a única do Ceará apto a receber a certificação ambiental, Cabo Frio (RJ), Porto de Pedras (AL), Búzios (RJ) e Praia do Tombo (SP).

 

Um dos destaques foi a presença do Ministério do Turismo, representado pela coordenadora de Turismo Responsável, Laís Campelo, que apresentou o projeto “Brasil, essa é a nossa praia”, iniciativa criada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que visa orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos, comunidade local e turistas.

 

O evento também organizou mesas redondas para discutir a gestão das praias e os convidados conheceram o Projeto de Monitoramento das Tartarugas desenvolvido pela Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC).

 

SOBRE O BANDEIRA AZUL

 

De acordo com o Programa Bandeira Azul, esta certificação é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar para a Bandeira Azul, é preciso atender a uma série de critérios, como foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

 

Em Governador Celso Ramos, a Praia Grande (Caravelas) recebeu a premiação nas temporadas 2016/2017, 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020, 2019/2020, 2021/2022 e 2022/2023. A expectativa é obter a certificação pelo oitavo ano consecutivo na temporada 2023/2024.