PREMIAÇÃO DO 6º CONCURSO DE REDAÇÃO E DESENHO MARCA ANIVERSÁRIO DE 31 ANOS DA APA DO ANHATOMIRIM
Mais de 350 trabalhos passaram foram inscritos. Os vencedores receberam premiações como medalhas e até bicicletas. O concurso encerrou as comemorações de 31 anos de criação da APA.
Para encerrar as comemorações de 31 anos de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Anhatomirim, a Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação e da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI-SC) e o Projeto Caminho da Mata Atlântica (CMA) promoveram, na tarde de sexta-feira (19/05), na Sede da EMMA, no Bairro Costeira da Armação, a Premiação do 6º Concurso de Redação e Desenho APA do Anhatomirim.
O concurso foi desenvolvido para incentivar produções artísticas e textuais dos alunos de escolas municipais a partir da temática ambiental. A iniciativa é dividida nas categorias 1 (Educação Especial), 2 (Educação Infantil) e 3 (Ensino Fundamental l), que concorrem com desenhos e pinturas, e 4 (Ensino Fundamental ll), que disputam por meio de redações. São premiados os 1º, 2º e 3º lugares de desenho e redação. Mais de 350 trabalhos foram inscritos e passaram por seleção. Os vencedores receberam premiações como medalhas, livros, hospedagem em resorts e bicicletas.
O tema do concurso 2023, “Caminho da Mata Atlântica”, foi escolhido em alusão ao bioma de floresta tropical presente em parte do território municipal e da APA, e para referenciar o projeto CMA, que visa integrar o montanhismo e o ecoturismo, por meio de uma trilha entre os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, para promover desenvolvimento local e conservação da biodiversidade em um dos biomas mais ameaçados do mundo.
Participaram da solenidade de premiação os alunos da rede municipal de ensino, os professores que auxiliaram no desenvolvimento das atividades em sala de aula e autoridades como o prefeito Marcos Henrique da Silva, bem como representantes das entidades que organizaram o concurso.
O prefeito destacou como projetos desenvolvidos pela rede de ensino que incentivam expressões artísticas beneficiam o despertar da consciência ambiental, que sai das salas de aulas e chega até as residências.
“A consciência vai através das crianças e chega aos pais, de que a gente tem que preservar cada vez mais a nossa natureza. É de pequeno que a gente começa a entender, para que quando estivermos adultos a gente tenha bastante consciência sobre a importância da preservação”, disse.
Sobre o tema desta edição, o gerente de negócios e mercado da Epagri-SC, Henry Fernando Diniz Petcov, que está no projeto CMA junto com a Federação de Montanhismo e Escalada do Estado de Santa Catarina (FEMESC), comenta que abordar o assunto traz à luz a uma discussão sobre esse importante bioma brasileiro.
“A Mata Atlântica é um dos cinco biomas mais importantes do mundo e é onde a gente vive. De tudo que a gente tinha de Mata Atlântica, hoje a gente tem só 12%, somente. Nós encaramos isso como uma ação de biodiversidade, por que as crianças vão ser a sementinha das florestas do futuro. A gente mostrando a importância, a riqueza disso aqui para essas crianças, a gente vai conseguir conservar”, destaca.
Sobre a área de preservação que dá nome ao concurso, o chefe da APA e servidor do ICMBio, Marcos César da Silva, explica que a APA do Anhatomirim, criada em 1992 por meio do decreto Nº 528, de 20 de maio, visa assegurar a proteção de população residente de boto-cinza (Sotalia fluviatilis), a sua área de alimentação e reprodução, partes remanescentes da Floresta Pluvial Atlântica e fontes hídricas importantes para a sobrevivência das comunidades de pescadores artesanais da região. Marcos fala sobre a importância de o município ter uma unidade de conservação, e de as novas gerações conhecerem esse patrimônio para protegê-lo.
“É muito importante que Governador Celso Ramos tenha uma unidade de conservação, já que temos uma população de golfinhos única, que é residente, que tem cerca de 80 golfinhos. Essa espécie só tem aqui. Eu fico feliz que o modo de a gente multiplicar isso é conhecendo. Quem conhece protege; quem conhece cuida. E vocês têm a oportunidade de conhecer”, disse.
Além da premiação, na manhã de sexta-feira (19/05), os estudantes da rede municipal fizeram um passeio náutico no entorno da APA para avistamento dos golfinhos e desembarcaram na Ilha de Santa Cruz do Anhatomirim. A atividade teve por objetivo despertar nos pequenos a consciência ambiental, leva-los a conhecer a população de animais que precisam ser protegidos e ressaltar o dever de ser um guardião de patrimônios naturais com a APA do Anhatomirim e a Mata Atlântica.