GOVERNADOR CELSO RAMOS REALIZA 13º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Sob o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o evento promoveu debate sobre políticas de Assistência Social, e eleição de propostas e delegados para a etapa estadual.

Com a proposta de oportunizar o debate sobre políticas públicas de Assistência Social e melhorias para esse sistema de proteção ao cidadão, foi realizada na terça-feira (30/05), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento reuniu 36 participantes, como trabalhadores da Assistência Social do município, usuários do sistema e representantes do poder público e da sociedade civil interessados em dialogar e sugerir propostas de mudança relacionadas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A etapa municipal, a primeira da Região da Grande Florianópolis, foi organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, e o Conselho Municipal de Assistência Social e antecede a 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada de 9 a 11 de outubro em Florianópolis.

Também participaram do evento o prefeito municipal, Marcos Henrique da Silva, o secretário Municipal de Ação Social, Raphael Martins, a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Vanessa Costa da Silva, e a assessora de Assistência Social da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Vânia Fátima Guareski Souto.

“Vamos continuar construindo para a população de Gov. Celso Ramos uma sociedade mais justa, mais igualitária, onde nós todos possamos ajudar de alguma forma cada indivíduo da nossa população. […] Nosso propósito é buscar atender bem as pessoas e buscar o melhor para cada cidadão”, destaca o prefeito Marcos Henrique da Silva durante a abertura do evento.

Para o secretário Raphael Martins, o evento foi uma oportunidade para se pensar as estratégias para melhorar a política pública de Assistência Social para os cidadãos. “É tão importante quando a gente se reúne para debater as políticas projetando o futuro do que a gente quer dessa política pública tão importante para a cidade”, disse.

Nesta edição o tema foi a “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”, que foi debatido por todos os participantes por meio de cinco eixos que tiveram assuntos como financiamento, controle social, articulação entre os segmentos, serviços, programas e projetos, além de benefício e transferência de renda.

A assessora Vânia Fátima Guareski Souto fez a palestra principal e coordenou os eixos de discussão.

Guareski explica que a conferência tem como ideia “fazer uma avaliação do SUAS que a gente tem, de tudo que foi construído nessa história e todos os desafios que se apresentam como o SUAS que queremos, a Assistência Social que a gente quer que seja reconhecida como direito, que tenha financiamento, que alcance todos os públicos […] que os serviços se integrem, que trabalhem em conjunto, que a gente pense na autonomia do usuário”, e complementa, “[usuário precisa ter] direito ao benefício, à transferência de renda, mas também essa autonomia no sentido de acesso aos serviços e outras ações que são intersetoriais, como inserção no mercado de trabalho, políticas de habitação, de Saúde, de Educação… essa integralidade da proteção”.

No evento, os participantes discutiram questões que são prioridades para essa política pública de Assistência Social e trabalharam em propostas em nível municipal, estadual e federal, que passaram por votação em plenária e as eleitas integrarão o relatório municipal que será enviado à conferência estadual.

Na conferência, também aconteceu a eleição dos cinco delegados e seus suplentes que representarão o município na etapa estadual de 9 a 11 de outubro em Florianópolis.

DELEGADOS E SUPLENTES

•             Mariane Santos Faccin – titular