NO PERÍODO DA SAFRA DA TAINHA, PESCADORES ARTESANAIS DE GOVERNADOR CELSO RAMOS RECEBEM CESTAS BÁSICAS DA PREFEITURA DE GOVERNADOR CELSO RAMOS

A doação dos mantimentos faz parto do Projeto Rede ao Mar, que beneficia aproximadamente a 75 pescadores artesanais do município.

Com a preocupação de fortalecer a cultura e a tradição da pesca artesanal da tainha, a Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Pesca e Maricultura, está promovendo a doação de cestas básicas aos pescadores artesanais do município que ficam nos ranchos à espera dos cardumes. Cada cesta foi montada com arroz, massas, óleo e outros alimentos. Um carro da frota municipal leva os mantimentos aos ranchos, para que os pescadores não precisem tirar o olho do mar.

Nesta quarta-feira (07/06), o prefeito municipal Marcos Henrique da Silva e o Secretário Municipal de Pesca e Maricultura, Gil Marcos dos Santos, visitaram os pescadores para fazer a entrega simbólica de alguns kits de alimentos. A distribuição continuará nos próximos dias e todos os pescadores artesanais ligados à safra receberão o benefício. A expectativa é de que mais de 48 cestas sejam doadas.

“Essa e a outras ações que nós, como Poder Público, fazemos representam o compromisso que temos com o pescador. A iniciativa visa dar dignidade ao pescador artesanal e contribuir para o fortalecer essa tradição”, destaca Gil Marcos dos Santos.

O pescador Jair Rubens da Silva, um dos beneficiários, diz ser muito grato pela ação. “Nós, do rancho da Praia Grande, queríamos agradecer a visita e a cesta básica para o dia a dia da nossa pesca da tainha, que servirá para a alimentação de toda a equipe de pescadores, para que continue a pesca artesanal da tainha”, disse.

Para Jair Silva, a atividade é motivo de orgulhoso e qualquer a ajuda que contribua para manter a tradição é bem-vinda. “Fazemos isso por amor à pesca artesanal. Então isso não pode acabar nunca, isso tem que incentivar porque é muito importante para os pescadores e para o município”, salienta o pescador.

A iniciativa faz parte do Projeto Rede ao Mar, desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Pesca e Maricultura, que busca oferecer condições de trabalho, segurança e abrigo aos pescadores artesanais no período da safra da tainha, que acontece entre maio e julho.

A proposta é possibilitar tranquilidade para que os pescadores possam se lançar ao mar em busca dos melhores cardumes, bem como preservar esta tradição artesanal em Governador Celso Ramos.

Além da doação de mantimentos, a Prefeitura fez a instalação e mantém oito estruturas de apoio, como contêineres e ranchos de pesca, com instalação elétrica, banheiros químicos e torneiras. Esses locais funcionam como abrigos provisórios nos quais os pescadores guardam seus pertences pessoais e mantimentos, fazem suas refeições e confraternizam.

A estimativa é de que o projeto atenda a aproximadamente a 75 pescadores artesanais do município nas praias de Fora, Tinguá, Cordas, Palmas e Praia Grande (Caravelas).