SECRETARIA DE SAÚDE PASSA A DIVULGAR BOLETIM DENGUE A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (13/06)

Entre 1º de janeiro e 12 de junho de 2023, Gov. Celso Ramos contabilizou um total de 371 focos do mosquito Aedes aegypti, inseto transmissor da Dengue, 125 casos da doença e nenhuma morte.

A partir desta terça-feira (13/06), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, passa a divulgar o Boletim Dengue Governador Celso Ramos. O relatório terá periodicidade quinzenal e tem a proposta de apresentar informações de forma clara e objetiva sobre a situação da epidemia no município.

O primeiro levantamento considera os dados do período entre 1º de janeiro e 12 de junho de 2023. Nesse período, Governador Celso Ramos contabilizou um total de 371 focos do mosquito Aedes aegypti, inseto transmissor da Dengue, e 125 casos da doença. Até o momento não há registros de mortes por Dengue.

O levantamento é produzido a partir as informações da base de dados de órgãos como a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação online (SinanWeb Dengue/Chikungunya), do Ministério da Saúde, e a Diretoria Municipal de Vigilância Epidemiológica.

DENGUE EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, todos os bairros do município têm registro de focos do mosquito. Por razão disso, a Pasta de Saúde faz ações continuadas de combate por meio de agentes que realizam vistorias, por exemplo, em residências e terrenos baldios para buscar focos do mosquito. O município também promove ações de educação com estudantes da rede municipal e em grupos de mães e idosos dos bairros, para incentivar a conscientização e a prevenção.

SINAIS E SINTOMAS, O QUE FAZER?

Os sintomas mais comuns da Dengue são: dores atrás dos olhos, dor de cabeça e náuseas, febre, dores pelo corpo e aparecimento de manchas vermelhas na pele.

Se uma pessoa apresentar esses sinais e sintomas, a orientação é procurar o atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro para encaminhar os exames para detectar a doença.

ELIMINE OS CRIADOUROS

Eliminar os criadouros do mosquito é a melhor estratégia de prevenção da Dengue. Veja as dicas:

• Elimine água parada de todos os recipientes;
  • Evite usar pratos nos vasos de plantas, mas, se usá-los, coloque areia até a borda;
  • Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
  • Mantenha lixeiras tampadas;
  • Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
  • Plantas como bromélias devem ser evitadas porque acumulam água;
  • Trate a água da piscina com cloro e limpe-a com frequência;
  • Mantenha ralos cobertos com telas de malha filha para evitar que o mosquito tenha acesso ao local;
  • Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;
  • Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito;
  • Retire a água acumulada em lajes;
  • Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
  • Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
  • Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
  • Facilite a visita dos agentes de Saúde do Município.