80 ALUNOS DO PROJETO BOMBEIRO MIRIM VISITAM BATALHÃO EM BIGUAÇU

Na visita, os estudantes conheceram viaturas, equipamentos dos bombeiros e a rotina do trabalho de salvamento mais de perto.

 

Em continuidade às atividades teóricas e práticas do Projeto Bombeiro Mirim, 80 estudantes do ensino fundamental de Gov. Celso Ramos, que participam do projeto, fizeram uma visita ao Batalhão de Bombeiros Militar de Biguaçu, na terça-feira (13/06). No passeio, que aconteceu nos turnos manhã e tarde, os alunos tiraram dúvidas sobre prevenção de acidentes e salvamento e conheceram viaturas e equipamentos dos bombeiros.

 

A proposta dessa visita foi proporcionar um dia de campo que possibilitasse vivências, aprendizagem e diversão. A ideia foi, a partir desse contato com a rotina de salvamento, ampliar o horizonte de conhecimentos dos alunos sobre a rotina de salvamentos.

 

“Foi um dia especial para os pequenos integrantes do curso, que participaram de atividades da rotina da corporação, como combate a incêndio, resgate veicular, Atendimento pré-hospitalar (APH) e resgate de animais peçonhentos. Conheceram, também, as instalações, viaturas e os materiais operacionais”, explica a diretora da Escola do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos, Luciara Azevedo.

 

Para o 3º Sargento e Comandante do Corpo de Bombeiros, Wilson Coelho Junior, a interação entre bombeiros e estudantes é de fundamental importância para a formação das crianças no Projeto Bombeiro Mirim.

 

“A maioria dos estudantes conhece o trabalho dos bombeiros por meio da TV e outros meios, mas com visita eles conheceram essa atividade bem de perto. Isso é muito importante porque, a partir desse contato, fica mais fácil de eles aprenderem os conteúdos, além de saírem encantados com a profissão. Quem sabe desse grupo saia um bombeiro no futuro”, disse.

 

O Projeto Bombeiro Mirim de Governador Celso Ramos é realizado com alunos da rede municipal de Ensino por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros de Governador Celso Ramos e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação.

 

A iniciativa busca capacitar, por meio de atividades teóricas e práticas, os estudantes para agirem de maneira preventiva em situações de risco, e ajudar a formar cidadãos que possam contribuir para uma sociedade mais segura e promover o exercício da cidadania.

 

No projeto, os estudantes aprendem conhecimentos básicos de primeiros socorros aplicado à criança e ao adolescente, prevenção de acidentes na infância e juventude, prevenção e segurança em desastres maturais, segurança contra incêndios, educação ambiental, entre outros conteúdos.

 

As aulas acontecem todas as terças-feiras na Escola Municipal do Meio Ambiente, e o curso também tem saídas de campo, como trilhas ecológicas e a visita dessa terça-feira (13/06) ao Batalhão de Bombeiros e a que vai ser acontecer no Batalhão de Operações Aéreas, com data a definir.

 

Ao final do curso haverá formatura da turma do Projeto Bombeiro Mirim 2023.