PREFEITO MARCOS HENRIQUE DA SILVA RECEBE PARECER DE APROVAÇÃO DA HABILITAÇÃO DO SAMU-GCR

A partir da aprovação da habilitação, o município poderá receber recursos federais para manutenção do serviço e melhorar o sistema ainda mais para a população.

Na manhã desta quinta-feira (15/05), o prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva, recebeu, no gabinete municipal, o diretor de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do Estado de Santa Catarina, Dionísio Cézar Medeiros, acompanhado da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) de Governador Celso Ramos.

Na ocasião, aconteceu a entrega de um Parecer Técnico do Ministério da Saúde (MS) que aprova a habilitação do SAMU de Governador Celso Ramos. O documento tem indicadores que foram avaliados em um período de 90 dias e apresenta avanços no atendimento de emergência realizados pela equipe do município. A aprovação permitirá ao município receber recursos federais para manutenção do serviço.

Sobre o parecer, o servidor do SAMU-192 de Santa Catarina, Ricardo Bim, explica que desde a inauguração do SAMU-GCR, o município teve que comprovar, por meio de indicadores de atendimento gerados pelo sistema de informação do 192, a efetiva funcionalidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município de Governador Celso Ramos e demonstrar por laudos técnicos que os equipamentos médico disponíveis na ambulância do SAMU estão em pleno funcionamento e sendo eficazes em sua utilização durante os atendimentos.

“A aprovação reflete diretamente na liberação de verba do Ministério da Saúde para a ajuda de custeio e, com isso, Governador Celso Ramos passa a ter esse apoio financeiro, mantendo assim o excelente padrão de atendimento que o Serviço presta à população, pois as equipes sempre terão à disposição todos os materiais, insumos, medicamentos e equipamentos disponíveis e em dia para a manutenção de excelência dos atendimentos. Quem ganha mais uma vez é a população”, conta Ricardo Bim.

Em Governador Celso Ramos, o SAMU-192, com sede no Bairro Palmas, é uma iniciativa pioneira que já salvou inúmeras vidas de moradores e visitantes desde a instalação de sua base em novembro de 2022. O Parecer que aprova a Habilitação demonstra que o serviço está em pronto funcionamento e vai melhorar ainda mais.