MUNICÍPIO RECEBE VISITA DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO AMARO DA IMPERATRIZ
A educadora e titular da Pasta de Educação do município da Grande Florianópolis veio conhecer o modelo de sistema de ensino de Governador Celso Ramos.
Na última sexta-feira (16/06), a Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação, recebeu a visita da secretária de Educação do Município de Santo Amaro da Imperatriz, a professora Caterine Nogueira Mendes. O secretário Adilson Costa a recepcionou na Sede da Pasta de Educação, no Bairro Areias de Baixo, e, mais tarde, a levou para conhecer o sistema de Educação municipal, a Secretaria de Educação e instituições de ensino.
“Provavelmente, o município vai ser reconhecido nacionalmente por conta do bom emprego do dinheiro público, principalmente do dinheiro da Educação na Educação. Isso fica bem claro quando a gente passeia e conhece toda a estrutura que vocês têm aí”, disse titular de Educação de Santo Amaro da Imperatriz, Caterine Nogueira Mendes.
Na sede da Pasta de Educação, a professora e o secretário Adilson Costa percorreram os setores administrativos, almoxarifado, a praça sensorial e o sistema de transporte de alunos. Na oportunidade, Mendes conheceu os projetos extracurriculares desenvolvidos na rede municipal e discutiu pautas como o emprego das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) na Educação, o papel do gestor de educação, planejamentos futuros e outros temas relacionados à Educação e ao Ensino.
Mais tarde, as autoridades visitaram algumas instituições de ensino da rede, para conhecer suas estruturas e modelos de ensino. Uma das escolas visitadas foi a Escola de Educação Básica Municipal (E.E.B.M) Professora Elvira Sardá da Silva, no Bairro Areias de Baixo, no qual a educadora foi apresentada ao projeto de Tempo Integral implementado este ano.
Na escola, o tempo integral funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e atende aos alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental, com uma jornada escolar ampliada que tem atividades recreativas, artísticas e esportivas supervisionadas dentro e fora de sala. Os estudantes frequentam as aulas em um turno e, no contraturno, participam de oficinas como de artes manuais, jogos educativos, educação ambiental, lazer, robótica, prática de leitura, música, contação de histórias e outras. Durante a permanência, os alunos recebem refeições, cuidam da higiene e têm horas dedicadas aos estudos.
“A minha avaliação é que é algo que eu sempre imaginei e não sabia que era possível… uma escola padronizada, todos os alunos, cem por cento dos alunos na escola, e no padrão que o município oferece, sempre foi um sonho. Então a minha avaliação é a melhor possível”, destaca Caterine Nogueira Mendes.