PROJETO GUARDIÕES DO MEIO AMBIENTE RECEBE VISITA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL

Na palestra, os estudantes conheceram mais sobre temas como saneamento básico, tratamento de água, saúde e meio ambiente.

Na quinta-feira (22/06), os 40 estudantes do ensino fundamental municipal que participam do Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente receberam a visita do agente da Vigilância Sanitária Municipal (VISA), Guilherme Brzoskowski dos Santos, para uma aula que teve o objetivo de complementar, por meio de conteúdos teóricos e práticos, a formação deles como futuros protetores da natureza. O encontro aconteceu nos turnos da manhã e tarde na Sede da Escola Municipal do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos, no Bairro Costeira da Armação.

“Incialmente receber o convite para participar do Projeto Guardiões foi uma surpresa seguido de grande expectativa. Poder estar presente e fazer parte desse processo de formação de cidadãos foi gratificante e enriquecedor profissionalmente. Além de poder conhecer o projeto mais a fundo e as pessoas que ali dedicam e se empenham diariamente para que o mesmo ocorra da melhor forma possível”, disse Guilherme.

Na aula, foram abordados conteúdos como saneamento básico, tratamento de água, saúde e meio ambiente, bem como as relações existentes entre essas temáticas.

Para conhecer mais sobre tratamento de esgoto, os alunos percorreram a história para conhecer como acontecia o processo ao longo dos séculos e sua evolução até os tempos atuais, e entenderam as diferenças entre os modelos de tratamentos mais usuais no país, como a estação de tratamento e o sistema individual residencial, conhecido como fossa séptica.

Mais tarde, descobriram as etapas do processo de tratamento da água, desde a captação até ela se tornar limpa e potável. Na oportunidade, o agente mostrou o funcionamento do clorímetro, equipamento responsável pelas medições dos índices de cloro da água, e fez uma aula prática com o equipamento. Na atividade, as crianças fizeram uma análise de amostras de água para verificar a existência ou não de cloro e se a substância estava dentro dos valores permitidos.

Para a diretora Luciara Azevedo, a aula “foi muito especial porque que mostrou um olhar técnico sobre conteúdos pertinentes ao meio ambiente e à saúde da população. Os alunos descobriram que tudo está interligado. O tratamento de esgoto, o cuidado com a água, a preservação da natureza e a saúde das pessoas. Foram conteúdos enriquecedores”.

Criado em 2018, o Projeto Guardiões do Meio Ambiente é iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), que busca capacitar os estudantes para atuarem como defensores da natureza e agentes de mudanças positivas preocupados com o meio ambiente.

Nesse processo de aprendizado, acontecem aulas semanais para desenvolver conhecimentos e senso crítico e, ao final do curso, os alunos recebem a certificação de novos guardiões ambientais do município.

Com a turma de 2023, serão mais 230 protetores ambientais formados em cinco edições do projeto.