Prefeitura participa de reunião, em Florianópolis, sobre do projeto que prevê investimento total de R$ 50 milhões para requalificação da Fortaleza de Anhatomirim

Na terça-feira (07/11), representantes da Prefeitura de Governador Celso Ramos estiveram em mais uma etapa de reuniões acerca do projeto que prevê investimento total de R$ 50 milhões para requalificação da Fortaleza de Anhatomirim.

A representação ficou responsável por receber do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) os duas caixas de documentos e encaminhá-las à Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade. Os itens são projetos arquitetônicos da fortaleza que vão passar pela avaliação dos técnicos da Prefeitura para sua aprovação no contexto municipal.

O encontro aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, e reuniu representantes da universidade federal, Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Governador Celso Ramos, Prefeitura de Florianópolis, Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Fundação de Amparo à Pesquisa e à Extensão Universitária (Fapeu) e Fundação Franklin Cascaes.

Além da questão documental, os presentes debateram detalhes do projeto que deve restaurar e requalificar a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, tombada como patrimônio histórico nacional de 284 anos. Em 2022, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, por meio de chamada pública, o projeto, que prevê o investimento total de R$ 50 milhões para as melhorias.

Conforme a UFSC, o projeto Restauração das Fortificações Catarinenses #EuValorizoAsFortalezas prevê obras na fortificação, como recuperação de edifícios e novos espaços expositivos, atrações turísticas e comunicação visual, mas também soluções de acessibilidade e equipamentos renovados para atendimento ao público. Também há a previsão de 25 ações complementares, que envolvem desde apresentações culturais até montagem de um barco movido a energia elétrica gerada por sistema fotovoltaico para visitas à Ilha de Anhatomirim. Tudo deve ser executado em três anos, após a liberação dos recursos.

Para Governador Celso Ramos, a restauração poderá impulsionar setores como Turismo, Cultura, Educação e Economia, porque poderá oportunizar um maior fluxo de visitantes que, além de conhecerem as praias do município, têm a opção de experenciar uma viagem pelo tempo por meio da visitação a construções seculares que fazem parte da história de Santa Catarina.