Projeto Multiplicadores Ambientais em Governador Celso Ramos realiza formatura de mais uma geração de alunos conscientes e preparados para o futuro

Na última quinta-feira (6/6), Governador Celso Ramos celebrou a formatura de 80 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de sete escolas municipais, que participaram da sexta edição do projeto “Multiplicadores Ambientais: Os Guardiões do Meio Ambiente”. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e pela Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), tem como objetivo transformar os estudantes em agentes conscientes e engajados na preservação ambiental.

A solenidade de formatura foi realizada na sede da Secretaria de Educação, no Bairro Areias de Baixo, e contou com a presença dos formandos, familiares e autoridades municipais, incluindo o prefeito Marcos Henrique da Silva, o secretário de Educação, Carlos Alexandre de Sá, o 3º Sargento e Comandante do Corpo de Bombeiros, Wilson Coelho Junior, e a diretora da EMMA e professora do projeto, Luciara Azevedo.

Com início em abril deste ano, o projeto proporcionou uma imersão no conhecimento ambiental e aprendizado na prática. Os alunos tiveram contato com um currículo envolvente trabalhado em etapas com aulas e atividades práticas. Por meio de encontros semanais, os estudantes adquiriram conhecimentos teóricos sobre questões ambientais e desenvolveram habilidades para a preservação ecológica. Além disso, receberam apostilas, uniformes e capacitação específica.

As atividades extracurriculares também foram um destaque do projeto. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a natureza em sua plenitude, participando de trilhas ecológicas, visitas à Área de Preservação Ambiental (APA) do Anhatomirim e passeios náuticos pela costa local.

Para a diretora Luciara Azevedo, a iniciativa representa um investimento na educação e no futuro da comunidade, uma vez que desperta nas crianças a preocupação com a sustentabilidade do meio ambiente.

“É um investimento na educação dos jovens, que tomam conhecimento da importância da questão ambiental e levam esse conhecimento para suas casas, transformando-o em hábitos e práticas do dia a dia”, disse.

Ao final da formatura, os alunos receberam certificados de conclusão e uma muda de árvore nativa como símbolo do conhecimento adquirido. Assim como as plantas que brotam e geram frutos, os jovens multiplicadores ambientais levarão o verde e a consciência ambiental para diversas localidades de Governador Celso Ramos, contribuindo para um futuro mais sustentável para todos.