Saúde Municipal abre Grupo de Tratamento do Tabagismo para auxiliar na luta contra o cigarro

A Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na terça-feira (21/05) o Grupo de Tratamento do Tabagismo, um programa gratuito voltado a auxiliar pessoas que desejam abandonar o vício do tabagismo e conquistar uma vida mais saudável.

A iniciativa oferece aos participantes acompanhamento profissional, sessões de aconselhamento, compartilhamento de experiências e estratégias eficazes para lidar com os desafios da cessação do tabagismo.

O evento de lançamento contou com a presença do secretário de Saúde, Dalmiro Lobo Filho, da enfermeira Cassia Mattos, do psiquiatra Daniel Merlin Palhares, da farmacêutica Alyne Machado Barbosa, a acadêmica de enfermagem Ester Alberton e munícipes que buscam tratamento.

Em seu discurso, Dalmiro Lobo Filho salientou a importância do programa para o combate ao tabagismo e para a promoção da saúde da população.

“Essa iniciativa demonstra a nossa preocupação com a saúde da população, que se reflete nos altos índices de tabagismo no município. O Grupo de Tratamento do Tabagismo é uma ferramenta essencial para auxiliar as pessoas que desejam abandonar o cigarro e ter uma vida mais saudável”, enfatizou o secretário.

O programa oferecerá aos participantes:

• Aconselhamento: Orientação profissional sobre os riscos do tabagismo, os benefícios da cessação e as melhores estratégias para parar de fumar;
  • Compartilhamento de experiências: Troca de experiências, proporcionando apoio mútuo e fortalecendo a motivação para abandonar o vício;
  • Estratégias para lidar com os desafios: Treinamentos e técnicas para superar os sintomas da abstinência, os gatilhos e as situações de risco de recaída;
  • Acompanhamento: Monitoramento do progresso de cada participante, com acompanhamento profissional.
  • Tratamento farmacológico: Conforme avaliação médica orientada pelo protocolo do INCA (Instituto Nacional de Câncer) serão disponibilizados medicamentos via oral e adesivos de nicotina que otimizarão o tratamento.

Participação gratuita e acessível

O Grupo de Tratamento do Tabagismo terá encontros semanais e quinzenais. A participação é gratuita e aberta a toda a população do município que deseja parar de fumar.

Para se inscrever no programa, os interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e realizar uma entrevista com a enfermeira da unidade. A partir da entrevista, será feita a avaliação individualizada e a inclusão no grupo, de acordo com os critérios estabelecidos.

Nova turma em julho

Conforme o andamento do programa, a Secretaria de Saúde pretende abrir novos grupos. A pasta também planeja realizar campanhas de conscientização sobre os malefícios do tabagismo e os benefícios da cessação, além de promover ações de educação em saúde para a população em geral.