Semana Inclusiva 2023 tem atividades em escolas e mostra de arte e artesanato da Escola de Educação Especial

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, a Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza entre 19 e 22 de setembro a Semana Inclusiva 2023, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.

Nesta semana, todas as unidades educacionais do município promovem diversas atividades que têm a proposta de ampliar o debate e a reflexão sobre esse tema. A programação conta com palestras, rodas de conversa, contação de história, experiências sensoriais, entre outras ações.

A programação da Semana Inclusiva segue até sexta-feira (22/09) em todas as instituições de ensino da rede. Os conteúdos são elaborados para conscientizar os estudantes sobre a inclusão e também para transformá-los em pessoas preocupadas em combater o preconceito e a discriminação.

Adiante, você pode conferir algumas atividades elaboradas esta semana pelas equipes de instituições de ensino da rede.

Atividades nas escolas

Um dos exemplos vem do Centro de Educação Infantil Profª Raquel Davina Alves de Souza, em Areias de Baixo. Lá, as professoras inovaram e produziram um jogo da amarelinha sensorial, no qual os alunos precisaram passar por um tapete com diversas texturas. A atividade serviu para mostrar aos pequenos um pouco da percepção sensorial que as pessoas com deficiência têm ao tocarem nas mais diversas superfícies.

Em outra proposta, a equipe da Escola Municipal Pref. Miguel Pedro dos Santos, no Bairro Jordão, fez uma sessão especial de cinema na escola, com a exibição do filme Elementos, para mostrar os alunos do ensino fundamental as diferenças entre pessoas.

As educadoras do Centro de Educação Infantil Júlia Sagas, em Palmas, em colaboração com a equipe do Projeto Biblioteca Itinerante, também fizeram algo especial para os alunos. Elas levaram para as crianças um teatro ao ar livre, no qual as apresentadoras transmitiram mensagens como, “todos são iguais, não importa a nossa diferença” e “devemos respeitar todos”.

1ª Mostra de Arte e Artesanato

De outra maneira, a Escola Municipal de Educação Especial Maria Veríssimo da Silva, no Bairro Calheiros, resolveu aproveitar a Semana Inclusiva 2023 e criou a 1ª Mostra de Arte e Artesanato. A exposição acontece diariamente das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no auditório da instituição, no Bairro Calheiros.

No evento, diversas peças confeccionadas pelos alunos da instituição estão expostas para apreciação do público. Quem vai ao local, pode ficar diante de obras de arte feitas com areia, conchas e materiais recicláveis.

As peças carregam muita criatividade, dedicação e alegria. Além disso, há ainda a possibilidade de o visitante estar lado a lado com os artistas e interagir com algumas obras.

A exposição deve receber de mais de 150 alunos da rede municipal até esta quinta-feira (21/09), período em que recebe apenas escolas e projetos municipais. Abaixo, você pode conferir a passagem dos alunos da Escola Municipal Professora Dalma Luz de Azevedo pelas obras de arte.

Na sexta-feira (22/09), a 1ª Mostra de Arte e Artesanato da Escola Municipal de Educação Especial Maria Veríssimo da Silva será aberta para visitação da comunidade. Todos os moradores do município estão convidados a participar.

Imagens da exposição