TEMPORADA DE PESCA DA TAINHA INICIA EM GOVERNADOR CELSO RAMOS: TRADIÇÃO CULTURAL E APOIO AOS PESCADORES ARTESANAIS

No dia 1º de maio, iniciou a aguardada temporada de pesca da tainha em Governador Celso Ramos. O evento anual representa uma importante fonte de renda para os pescadores locais, e está profundamente enraizado na tradição cultural das comunidades litorâneas. Com métodos tradicionais o uso de canoas de Garapuvu para o cerco, os pescadores estão prontos para se lançar ao mar em busca dos cardumes.

Para facilitar o trabalho dos pescadores, a Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Pesca e Maricultura, deu continuidade este ano ao projeto Rede ao Mar, iniciativa que oferece apoio e estruturas essenciais em sete praias que tem pesca artesanal. São ranchos de pesca e um contêiner equipados com instalações elétricas e banheiros químicos. Mais de 100 pescadores são beneficiados.

O secretário de Pesca, Daniel João Ocker, “essas instalações fornecem aos pescadores um local seguro para eles guardarem seus pertences, fazer refeições e interagir socialmente durante a temporada de pesca”.

Além das estruturas, a Prefeitura ajuda com outros formas de apoio, como cestas básicas distribuídas pescadores artesanais diretamente nos ranchos, para que eles não percam a atenção do mar. As cestas básicas são fornecidas pela Secretaria Municipal de Ação Social por meio de cadastro de alguns pescadores, e garantem o atendimento das necessidades básicas dos pescadores enquanto se dedicam à captura.

A temporada de pesca da tainha segue até 31 de julho deste ano nas praias do município, com apoio da Prefeitura. O momento é celebração cultural, tradição e preservação da prática ancestral da pesca artesanal. Para os pescadores, é uma oportunidade de convívio com amigos e espera da partida das canoas para o mar, na esperança de uma boa captura.