Vigilância Epidemiológica Municipal alerta a população para reforçar cuidados no combate à dengue
A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, alerta a população para intensificar os cuidados no combate à dengue, especialmente às vésperas da temporada de verão. O objetivo do alerta é reforçar a importância da prevenção e da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, principalmente em residências, que concentram cerca de 90% dos focos, segundo estimativas.
Em casas, apartamentos e residências em geral, a recomendação é limpar pneus, virar garrafas e descartar corretamente latas. Outras medidas incluem limpar e, se possível, trocar diariamente os potes de água e comida dos animais, manter as caixas d’água tampadas e colocar cloro nas piscinas pelo menos uma vez por semana. Canaletas, lajes, calhas e ralos devem estar sempre limpos e desentupidos. Para os que cultivam plantas em casa, a recomendação é trocar a água dos vasos e pratos de plantas semanalmente, enchê-los com areia até a borda ou mesmo evitar plantas que acumulam água. Outra sugestão é colocar cloro ou água sanitária semanalmente nos ralos e evitar água parada.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Daniele Carla Peres de Melo Geller, enfatiza que, além dos cuidados que a população já vem tomando, os agentes de endemias têm atuado fortemente na prevenção e mantêm um trabalho contínuo de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“O trabalho envolve realizar monitoramento constante de locais com possíveis criadouros do mosquito. Durante esse processo, os agentes verificam denúncias e promovem ações de prevenção e orientação para eliminação de possíveis focos junto aos moradores. Também realizam ações em locais considerados pontos estratégicos, como cemitérios, lojas de materiais de construção, entre outros, para fiscalizar e conscientizar sobre medidas de prevenção”, explica a enfermeira.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os sintomas mais comuns da Dengue são: febre alta, dor de cabeça, náuseas, dor nos ossos e articulações, dor no fundo dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo. Porém, dores abdominais e sangramentos espontâneos podem surgir, o que poderá ser um alerta da gravidade. A orientação da Secretaria municipal de Saúde procurar atendimento médico imediato caso apresente alguns desses sintomas.