IGP DE GOV.CELSO RAMOS ULTRAPASSA A MARCA DE 500 PROCESSOS DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE ABERTOS

O Posto de Identificação, que iniciou as atividades em 16 de novembro de 2021, com o processo nº1, chegou aos mais de 500 processos na tarde desta terça-feira (19/04), com cinco meses de funcionamento.

 

O município de Governador Celso Ramos atingiu uma importante marca na tarde desta terça-feira (19/04) relacionada aos serviços prestados à população. O Posto de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Governador Celso Ramos ultrapassou o quingentésimo processo de confecção de carteira de identidade (ID). Desde o início de suas atividades, em 16 de novembro de 2021, quando foi aberto o primeiro procedimento, até o fechamento desta matéria (às 17h), foram realizadas 504 aberturas de processos para confecção da ID.

 

O quingentésimo processo foi aberto para a recepcionista Micléia Borges da Silva. Natural do município de Costa Borges, região sul de Rondônia, Micléia reside e trabalha em Governador Celso Ramos desde 2020. Ela conta que precisou encaminhar o novo documento de identificação porque o antigo não era aceito em algumas ocasiões, como para fazer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

“Eu e o meu marido precisávamos por razão da CNH. O processo aqui [do IGP em Gov. Celso Ramos] foi bem fácil desde o agendamento, pela internet, até o atendimento [presencial]”, conta.

 

A recepcionista, que iniciou o processo nesta terça-feira (19/04), estará com o novo documento pronto para retirada em aproximadamente 20 dias úteis.

 

Esse momento, de receber a nova carteira em mão, foi vivido por Evanilde Olga de Amorim também nesta terça-feira. Evanilde explica que viu a necessidade de solicitar a carteira após a anterior, expedida em 2010, estar vencida. Em 2020, ela que não conseguiu renovar por razão das restrições da pandemia de Covid-19.

 

“Quando os atendimentos voltaram [à normalidade], encaminhei o processo. Pedi para o meu filho me ajudar na internet [encaminhamento no site do IGP] e hoje estou aqui para pegar a carteira novinha”, relata a gancheira.

 

O Posto de Identificação de Governador Celso Ramos conta com cinco funcionários para atender a população – três servidores e duas estagiárias. Está habilitado para emitir o novo modelo de Carteira de Identidade, que tem número único para RG e CPF, procedimento que visa reduzir as chances de fraude, e a segunda via.

 

O local, no Canal da Olaria, Bairro Ganchos do Meio, funciona no período da manhã, das 10h às 12h45, e da tarde, das 13h às 18h: o atendimento e encaminhamento de processos é até as 17h; a retirada de documentos segue até as 18h.

 

COMO FAZER A CARTEIRA DE IDENTIDADE

 

Para realizar o encaminhamento para confecção da carteira de identidade, os interessados devem seguir os seguintes passos:

 

Acessar o portal agendamento.igp.sc.gov.br e selecionar o serviço desejado: 2ª via rápida da Carteira de Identidade; consultar 2ª via rápida; agendar atendimento para Carteira de Identidade; e consultar ou cancelar um agendamento;

 

Após escolher a opção desejada, é necessário ler as instruções e confirmar a leitura;

 

Selecionar a cidade que deseja o atendimento e, na sequência, escolher a data;

 

Após essa etapa, o solicitante precisa preencher todas as informações e finalizar o agendamento;

 

No dia agendado para atendimento, o solicitante deverá ir ao setor de emissão de Carteira de Identidade do IGP-SC, localizado na Rua Canal da Olaria, Bairro Ganchos do Meio.