SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE PRIMEIRA RODA DE CONVERSAS SOBRE TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA
O diálogo teve por objetivo discutir e trocar experiencias entre a Secretaria de Educação e pais de alunos e, com esse debate, pensar políticas públicas para o melhor atendimento de alunos.
Na quarta-feira (27/04), aconteceu na sede da Secretaria de Educação, no Bairro Areias de Baixo, a primeira roda de conversas sobre os Transtornos do Espectro Autista.
A roda de conversa, organizada pelo setor pedagógico da Secretaria, contou com a participação de educadores e um grupo de pais de alunos da rede municipal de Ensino.
O diálogo teve por objetivo promover a discussão e troca de experiencias entre a Secretaria de Educação e pais de alunos e, com esse debate, pensar políticas públicas para o melhor atendimento das crianças e adolescentes em idade escolar autistas.
Os Transtornos do Espectro Autista apresentam diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente.
São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Transtorno recebe o nome de espectro por envolver uma grande diferença em condições, situações e graus.