CIDADE MAIS SEGURA: PREFEITURA IMPLEMENTA TRÊS PROJETOS DE VIDEOMONITORAMENTO

Ao todo, os projetos contarão com mais de 76 câmeras para monitorar vias, prédios públicos e áreas de grande circulação de pessoas. Município busca ser referência em segurança pública.

 

Com o objetivo de ampliar a segurança da população, a Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio das secretarias de Segurança Pública e Gestão de Trânsito e de Administração Municipal, iniciou na cidade a implementação de três projetos de videomonitoramento. A ideia é transformar o município em referência na segurança pública e contribuir para a melhora na qualidade de vida da população.

 

O secretário Municipal de Segurança Pública e Gestão de Trânsito, James Amaral, explica que o videomonitoramento já provou sua eficiência em diversos aspectos. Em outras cidades e estados, por exemplo, sistemas semelhantes contribuíram para coibir atos de vandalismo, bem como ajudaram na elucidação e prevenção de crimes. Em Governador Celso Ramos, expectativa é que essas ferramentas tornem a segurança pública mais presente.

 

As três iniciativas funcionarão sob diferentes formatos, como projetos da própria Administração Municipal, consórcios de inovação e parcerias com outras entidades públicas. Ao todo, todo o sistema de monitoramento poderá contar com mais de 76 câmeras instaladas pela cidade.

 

O primeiro projeto, já está em operação e tem monitoramento da Secretaria de Administração, tem 16 câmeras em prédios públicos e em ambientes abertos com maior fluxo de pessoas, para vigiar e monitorar o patrimônio público. Os equipamentos estão em locais como o Mirante de Calheiros, a Sede da Pasta de Segurança Pública, no Bairro Fazenda da Armação, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Costeira, Praia de Palmas e Praia Grande.

 

A outra iniciativa é a segunda fase do projeto acima, que é a colocação de 20 câmeras também em edifícios públicos e locais de circulação de pessoas. Este está em fase de operacionalização dos equipamentos, com expectativa de instalação para o início de março. Nele será disponibilizado um link no site da Prefeitura para que o munícipe possa acessar as imagens em tempo real, e o monitoramento será por conta da Secretaria de Segurança Pública. O projeto funciona por meio do Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), no qual o município é conveniado, o que facilita o procedimento administrativo na contratação e qualificação de equipamentos a serem usados com um valor abaixo do mercado.

 

O terceiro projeto é a ampliação, de 10 para 40 aparelhos, do número de câmeras monitoradas pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em Governador Celso Ramos. Essa ação é uma parceria entre PM e Prefeitura, na qual as principais vias de acesso à cidade receberão aparelhos com a tecnologia OCR (identificação de placa de automóveis), e também haverá a instalação de câmeras 360 graus e câmeras fixas em vários pontos do município definidos pela PM. O projeto contará com um software de ponta que facilitará a identificação do veículo, proprietário e todas as informações de locomoção do motorista e seu veículo em dias anteriores.

 

Conforme James Amaral, todas as imagens ficarão registradas e disponibilizada em nuvem por 30 dias para qualquer necessidade da Administração Municipal e Estadual, e para utilidade pública e jurídica, como fiscalização de trânsito ou de postura.

 

“Governador Celso Ramos é um lugar maravilhoso e com uma comunidade ordeira que recebe bem os turistas nas altas temporadas. Como cidade turística e detentora do Bandeira Azul, temos a responsabilidade, como Administração Municipal, de manter a paz e ordem pública”, disse Amaral.