PROJETO GUARDIÕES DO MEIO AMBIENTE RECEBE VISTA DO PROJETO LIMPEZA DOS MARES

Na visita, a ACATMAR falou sobre o projeto, apresentou vídeos e informações sobre os resíduos e os prejuízos para a natureza. No final, os estudantes até ganharam um certificado de amigo do projeto.

O Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos, que busca transformar estudantes de escolas municipais em pessoas conscientes, preocupadas com o meio ambiente e agentes de mudanças positivas na escola e na sociedade, recebeu a visita da Equipe da Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), que desenvolve o Projeto Limpeza dos Mares.

O encontro aconteceu nesta quinta-feira (25/05) na Sede da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), Bairro Costeira da Armação, durante uma das aulas semanais de instrução dos futuros protetores ambientais.

Visitaram os alunos o presidente da Acatmar e idealizador do Projeto Limpeza dos Mares, Leandro Ferrari Lobo, a diretora da associação náutica e coordenadora do projeto, Michele Castilho, e o diretor da Acatmar e do operacional do Limpeza dos Mares, Mauricio Ventura.

A proposta do encontro foi fazer uma palestra e apresentar o Projeto Limpeza dos Mares. Os palestrantes falaram sobre os perigos do lixo no mar, separação correta de resíduos e como cada pessoa tem a responsabilidade de cuidar do meio ambiente, bem como os diversos ecossistemas e os seres vivos. Na oportunidade, as crianças assistiram a vídeos sobre o tema e, ao final, ganharam um certificado de “Amigo do Projeto Limpeza dos Mares: respeito pela natureza”.

A diretora da escola ambiental, Luciara Azevedo, explica que “os estudantes aprenderam a importância de reciclar e de evitar gerar lixo. Foi, ainda, uma oportunidade para demostrar que devemos cuidar dos resíduos que nós produzimos, para que não cheguem aos oceanos e prejudiquem os seres marinhos e sua alimentação”.

GUARDIÕES AMBIENTAIS

O Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente foi criado em 2018 é uma iniciativa da Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Educação e da Escola Municipal do Meio Ambiente. Tem por objetivo proporcionar condições de aprendizado aos alunos por meio atividades voltadas à preservação do meio ambiente e integração social, além de capacitá-los para atuarem como multiplicadores e defensores do meio ambiente.

Esta é a quinta edição da iniciativa que já formou mais de 190 guardiões nas turmas de 2018, 2019, 2021 e 2022 – o curso não foi realizado em 2020 por razão da pandemia. Com a turma de 2023, serão mais 230 protetores ambientais formados.

LIMPEZA DOS MARES

O projeto Limpeza dos Mares está em ação desde 2014, atuando em diversos estados brasileiros com voluntários. Em cada etapa de trabalho dos voluntários, toneladas de lixo são retiradas do mar, rios, lagoas e represas. O material recolhido, na maioria das vezes por mergulhadores, é separado e o que pode ser reciclado, ganha uma nova vida em forma de utensílios domésticos.

O município de Governador Celso Ramos receberá os voluntários do projeto no próximo sábado (27/05). A partir das 9h, a equipe estará na Baia dos Golfinhos, Bairro Costeira da Armação, para recolher os resíduos do mar e da costa. O evento é aberto ao público.