Portal para o progresso e cidadania
O prefeito Juliano Duarte Campos (DEM/SC) assinou, em 31.03.2014, o alvará de licença Nº 025/2014 para construção do Portal de Entrada, Posto de Saúde, Base de Videomonitoramento e informações turísticas. O conjunto arquitetônico tem previsão para ficar pronto ainda este ano e vai garantir mais segurança e comodidade aos cidadãos e turistas. O portal será construído no Km 1, da Rodovia Estadual Francisco Wollinger (SC-410), no bairro de Areias de Cima, com acesso pelo Km 179 (sentido Norte) e Km 180 (sentido Sul) da BR-101.
O portal que deveria estar pronto em 2011, nunca saiu do papel, argumenta o prefeito Juliano Duarte Campos. "Estamos devolvendo uma obra ao povo que deveria estar pronta, mas agora com mais equipamentos, entre eles as câmeras de videomonitoramento e o posto de saúde. A comunidade de Areias de Cima será valorizada e com ela todo o Município.", afirma o prefeito.
Para resgatar, também, a memória local, o portal de entrada de Governador Celso Ramos terá um lay-out que se assemelha ao pórtico de entrada da Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, idealizado pelo Brigadeiro Silva Paes e construído a partir de 1739.
Uma obra adiada
O portal turístico foi aprovado por emenda parlamentar do ex-deputado federal Claudio Vignatti (PT/SC) em 2010 e o recurso de mais de 170 mil reais ficou disponível para o Município. Ao perder o recurso federal por deixar de ser utilizada a verba pela gestão anterior, a atual Administração precisou buscar na parceria público-privada ajuda para garantir as obras.
O posto de saúde foi obtido por meio permuta com a iniciativa privada. Já o portal de entrada é uma obra que atende a legislação municipal cumprindo as medidas compensatórias do empreendimento residencial Fly Ville que ultrapassa os 300 mil reais.
As câmeras de videomonitoramento chegam a partir da assinatura do programa Bem-te-Vi, que faz parte do Pacto por Santa Catarina.
A Administração Municipal busca parcerias e investimentos para construir outro portal no trevo que dá acesso a Governador Celso Ramos, em Areias de Baixo.
Por William Wollinger Brenuvida