FILHOTE DE IRARA É RESGATADO EM GOVERNADOR CELSO RAMOS E PASSA POR CUIDADOS VETERINÁRIOS DO PROJETO LONTRA
Animal recém-nascido foi encontrado por moradores do Bairro Armação da Piedade, que acionaram a FAMGOV para o resgate. O mamífero ainda estava com o cordão umbilical e pesava 54 gramas.
Na tarde de terça-feira (09/03), um filhote de irara foi resgatado perto de um estacionamento da Praia do Tinguá, Bairro Armação da Piedade, Governador Celso Ramos. O animal recém-nascido foi encontrado por moradores da localidade, que entraram em contato com a Fundação do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos (FAMGOV) para pedir o resgate do mamífero.
Irara (Eira barbara) é um animal mamífero carnívoro de pequeno porte da família dos mustelídeos com aparência muito semelhante às fuinhas e aos furões. O animal foi resgatado pela bióloga Karina Farina e pela equipe técnica da FAMGOV, que o levaram ao Projeto Lontra, em Florianópolis, aproximadamente 70 km de Governador Celso Ramos. O Presidente da FAMGOV, Filipe Gabriel da Silva, acompanhou de perto todo o processo, desde o resgate até a entrega no Projeto Lontra.
O recém-nascido chegou com vida e está sob os cuidados da equipe veterinária do Projeto Lontra, entidade que estuda a biologia das lontras e busca a conservação dessas espécies. A veterinária da entidade, Priscila dos Santos Esteves, explica que o mamífero está em estado estável de saúde. “Ele chegou com poucos dias de vida, ainda com cordão umbilical, 54 gramas e está recebendo alimentação especial para ganhar peso. Ficará em observação nos próximos cinco dias e, se sobreviver, os cuidados serão mantidos até completar um mês”, conta.