Escola de Educação Especial está equipada para melhor atender seus 41 alunos
Desde o início do ano até esta terça-feira (15/08), a Escola de Educação Especial Maria Veríssimo da Silva, de Governador Celso Ramos, vem adquirindo diversos itens e materiais adaptados para educação especial. Na lista, eletrônicos, jogos lúdicos e até equipamentos de academia. Com as aquisições, a instituição, que também abriga a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), passa atender seus 41 alunos entre 9 e 72 anos matriculados da Educação Especial com mais possibilidades de aprendizado e diversão.
No dia a dia, a escola realiza atividades pedagógicas, brincadeiras e jogos, que buscam estimular nos alunos a coordenação motora, bem como desenvolvem autonomia e interação social. Os investimentos em estrutura e equipamentos melhoraram ainda mais o que é ofertado pela instituição e beneficiam diretamente os alunos.
As novas aquisições contemplam diversas áreas. Para Educação Física e Saúde, por exemplo, vieram bolas de pilates, esteira, bicicleta, plataforma vibratória, aspirador de traqueostomia, entre outros. Para Educação e Diversão, jogos lúdicos e materiais pedagógicos, mesa de ping pong, mesa de aero hoquey, computadores, impressoras, tablets e outros eletrônicos. E na área estrutural, vieram TVs e mobiliário, entre outros.
O professor de Educação Física da instituição, Luis Roberto Peres, conta que os novos equipamentos chegaram em boa hora e já são utilizados na rotina dos alunos. Ele explica que antes eram realizados exercícios funcionais nos quais, muitas vezes, os alunos usavam o próprio peso do corpo – esses são importantes para a coordenação motora e incentivam a independência.
Atualmente, os novos equipamentos trouxeram novas possibilidades. Cada novo exercício ou atividade tem a opção de ser feito com o maquinário de academia ou à maneira anterior. Seja qual for a modalidade, cada atividade vem acompanhada de sorrisos, diversão, alegria e interação social entre alunos e educadores.
“Os alunos ficam mais motivados com os equipamentos, ficam mais confiantes e têm mais segurança”, disse o professor enquanto acompanha dois alunos a imitarem danças transmitidas pela TV recém chegada.
A diretora da instituição, Maria Lucia Duarte Lobo, conta que todos os equipamentos vieram por meio de dois projetos, que somados mobilizaram investimentos de mais de R$ 190 mil.
O primeiro é o Programa SC + Acessibilidade Digital do Governo do Estado de Santa Catarina, criado para garantir o acesso à inclusão digital às pessoas com deficiência que frequentam as Instituições Especializadas, por meio de recursos e equipamentos tecnológicos. O outro projeto é o de reestruturação da Escola de Educação Especial Maria Veríssimo da Silva por razão dos efeitos do Ciclone Bomba de 2020.
“Por meio desses projetos nós conseguimos adquirir equipamentos eletrônicos, como projetor, TV, entre outros, e montamos a sala de informática, que tem oito computadores e tem teclados e mouses adaptados. Também compramos novos brinquedos, materiais pedagógicos e mobiliário”, conta.
Para os 41 alunos matriculados pela instituição, os benefícios são muitos, como a diversão e o estreitamento dos laços de amizade. Depois da chegada dos equipamentos, disputas de aero hoquey, pebolim e ping pong ou mesmo pedaladas, caminhadas e exercícios com o corpo nos equipamentos eletrônicos de academia são acompanhadas de muita diversão.
“A gente sempre quer o melhor para eles, sempre tentamos o melhor”, complementa a diretora Maria Lucia Duarte Lobo.
Confira mais imagens das novas aquisições