Governador Celso Ramos promove ações especiais do Outubro Rosa em Calheiros

Em Governador Celso Ramos, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando diversas iniciativas relacionadas ao Outubro Rosa, campanha que tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização a respeito do câncer de mama e colo do útero.

Algumas dessas ações aconteceram no sábado (21/10), na Policlínica de Atendimento Médico (PAM) e Pronto Atendimento (PA) do Bairro Calheiros. Nesse dia, a equipe da Saúde desenvolveu uma programação especial para as mulheres.

Quem foi ao local pode fazer exames preventivos, participar de a uma palestra com nutricionista e de uma roda de conversa, bem como receber orientações relacionadas à saúde da mulher ou mesmo participar da sala de autocuidado com maquiagem e massagem.

De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 100 mulheres compareceram ao local e mais de 35 exames preventivos foram realizados.

Todas as atividades foram construídas pela equipe com muito carinho e dedicação, mas também tiveram por objetivo conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero.

As ações do Outubro Rosa em Gov. Celso Ramos senguem até o dia 31. Nesse período, a rede municipal ofertará exames preventivos, como o Papanicolau, para que as mulheres relembrem a importância do diagnóstico precoce de doenças, tão importante para o tratamento e que ajuda a reduzir a mortalidade. Dez unidades estão com os serviços de diagnóstico disponíveis em horários de atendimento diferenciados.

Além dessas atividades, prédios da cidade, como o Portal de Entrada e a unidade de Saúde de Calheiros, foram iluminados com a cor rosa. A ideia é chamar a atenção da população feminina para a importância da prevenção ao câncer.

Edifícios públicos recebem iluminação cor de rosa