Conselheiros do Comtur de Governador Celso Ramos realizam ordinária nesta quinta-feira (26/10)

O Conselho Municipal de Turismo de Governador Celso Ramos (COMTUR) realizou nesta quinta-feira (26/10), no Mirante de Calheiros, sede da Secretaria Municipal de Turismo, mais uma reunião ordinária de seus membros, para discutir temas pertinentes ao desenvolvimento do Turismo no município.

Além dos conselheiros, participaram deste encontro o prefeito municipal Marcos Henrique da Silva, o secretário Municipal de Pesca, Gil Marcos dos Santos, consultora de Turismo da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), Audrey Rembowski, a representante do Senac-SC, Taisa Rossafa da Fonseca, e a extensionista da Epagri-SC no município, Fabiani Aparecida de Oliveira Sokoloski.

Na reunião, os participantes abordaram pautas positivas para a temporada e para o município, como o recebimento do Certificado Bandeira Azul 2023/2024 para a Praia Grande, melhorias nos acessos às praias do município, a estruturação do roteiro de trilhas, eventos recentes que trouxeram visitantes para a cidade e a importância de se desenvolver projetos voltados ao turismo para movimentar o setor e gerar renda.

Na oportunidade, Marcos Henrique da Silva reforçou o seu comprometimento com o desenvolvimento do Turismo em Governador Celso Ramos e projetos que possam beneficiar o setor.

A extensionista Fabiani Aparecida de Oliveira Sokoloski falou sobre o Projeto Caminho da Mata Atlântica, que é uma trilha brasileira de longo curso que passa por trechos remanescentes da Mata Atlântica em seis estados brasileiros, inclusive em Santa Catarina e em Governador Celso Ramos. Fabiani apresentou os primeiros modelos de placas de informação que ficarão nas entradas de cada trecho de trilha, e trouxe perspectivas sobre o projeto no município.

COMTUR de Governador Celso Ramos

De acordo com a Lei municipal Nº 1278/2018, o Comtur é um órgão local de caráter deliberativo, consultivo e de assessoramento por finalidade auxiliar a Administração na orientação, planejamento e execução de iniciativas referentes ao desenvolvimento turístico. Este conselho é formado pessoas da sociedade civil e do Poder Público – composto por oito representantes titulares e seus respectivos suplentes, sendo quatro representantes do Poder Público e quatro representantes de entidades ou da iniciativa privada.

O conselho tem atribuições como propor diretrizes e oferecer subsídios para a formulação e implantação de uma Política Municipal de Turismo; subsidiar a formulação dos planos, programas, projetos e atividades de promoção e incentivo ao turismo; emitir pareceres, recomendações e resoluções sobre questões do turismo municipal; estudar e propor ações visando desenvolvimento do turismo.