Representantes da Prefeitura Municipal e Governo de SC realizam reunião para definir ações contra a Dengue

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na segunda-feira (26/02) uma reunião com diversos órgãos municipais e do governo estadual com a finalidade de discutir ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti e à ocorrência de casos suspeitos de Dengue no município. A proposta do encontro foi orientar e definir quais as prioridades do município para enfrentamento da epidemia neste período de aumento de casos.

Participaram da reunião o prefeito Marcos Henrique da Silva, os secretários municipais de Saúde, Dalmiro Lobo Filho, de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Ricardo Amilton da Silva, de Administração, Wesley Altair Fernandes, de Segurança Pública e gestão do Trânsito, Rogério Santos de Carvalho, e a Cabo PM Karina Santos, que representou a Polícia Militar (PMSC) de Governador Celso Ramos.

Também estiveram presentes integrantes da área técnica do município, como a Diretoria Municipal de Vigilância Epidemiológica, Diretoria Municipal de Vigilância Sanitária, Defesa Civil Municipal e o Conselho Municipal de Saíde, bem como representantes da área técnica do Governo do Estado de Santa Catariana, como a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde e Defesa Civil Estadual.

Na abertura, o prefeito municipal Marcos Henrique da Silva destacou a importância do encontro. “Estamos aqui todos com um objetivo só, que é o controle municipal da Dengue. Em virtude de municípios vizinhos, que têm muitos casos, sabemos a prioridade que temos que dar para este tema, para resolver este problema de Saúde da melhor maneira possível”, disse.

O próximo a falar foi o secretário municipal de Saúde, Dalmiro Lobo Filho. Dalmiro apresentou a nova edição do Plano de Contingência das Arboviroses e citou propostas de ações do município, como o manejo clínico, contratação de pessoal, treinamento da equipe médica, mutirões de limpeza e coleta de lixo e entulhos, além de atividades de educação em Saúde realizadas nas escolas e com grupos de moradores para conscientizar sobre a prevenção.

Como encaminhamento ficou definido que, além dessas ações, uma das prioridades de atuação será o bloqueio químico, que consiste na aplicação de inseticidas para eliminar mosquitos adultos nas áreas em que há casos positivos, complementado com outras medidas para fortalecer o controle vetorial. O bloqueio químico é realizado com pulverizadores e inseticidas, que serão disponibilizados pelo Governo do Estado em um primeiro momento, mas poderão ser adquiridos pela Prefeitura Municipal.

De acordo com a Diretoria Municipal de Vigilância Epidemiológica, a ação é crucial para interromper a cadeia de transmissão da dengue e a aplicação só acontecerá nas localidades ou bairros em que houver casos positivos ou em pontos estratégicos que a equipe técnica definir, a exemplo de áreas de depósito de lixo e de manutenção do enfrentamento mais difícil.