Governador Celso Ramos amplia serviços de Saúde Bucal à população: tratamento de canal e novas cadeiras odontológicas são destaques

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou o acesso da população a serviços odontológicos de qualidade. Nos últimos dias, foram implementadas novas iniciativas que visam oferecer mais opções de tratamento bucal aos moradores. As novidades podem ser conferidas nas unidades de Saúde dos bairros Calheiros, Caieira e Jordão.

Entre as iniciativas, destaca-se a especialidade de endodontia, também conhecida como tratamento de canal, que a Policlínica de Calheiros passou a oferecer à população. O serviço de endodontia é realizado de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, no consultório odontológico da Policlínica Municipal de Calheiros. Para ter acesso ao tratamento, é necessário que o paciente seja avaliado pela equipe odontológica da UBS mais próxima. Após a avaliação, o paciente será encaminhado para o tratamento de canal.

O lançamento oficial do serviço aconteceu na terça-feira (2/7), e contou com a presença do prefeito Marcos Henrique da Silva e do secretário municipal de Saúde, Dalmiro Lobo Filho.

“É uma grande conquista para a população”, disse o prefeito. “Agora, os moradores não precisam mais se deslocar para outras cidades para receber esse tipo de tratamento. Isso facilita o acesso à saúde bucal e, consequentemente, melhora a qualidade de vida das pessoas.”

“Antes, os pacientes que precisavam tratar o canal eram encaminhados para municípios vizinhos como Biguaçu. Agora, o sistema tem a opção de fazer a marcação do atendimento aqui no nosso município. Ou seja, o paciente faz todo o tratamento aqui em Calheiros, na Rede Municipal de Saúde de Governador Celso Ramos, sem a necessidade de deslocamento. E o melhor, tudo é gratuito”, explicou o secretário de Saúde.

Além da endodontia, também foram instaladas novas cadeiras odontológicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Caieira, na quarta-feira (3/7) e Jordão, a segunda-feira (1/7).

Conforme o prefeito Marcos Henrique da Silva, as novas estruturas marcam um importante avanço para a saúde bucal nas comunidades contempladas.

“A aquisição permitirá a realização de atendimentos odontológicos diretamente na unidade, beneficiando os moradores com mais conforto e os cuidados necessários”, disse.

O secretário Dalmiro Lobo Filho acrescenta que “a ampliação dos serviços odontológicos vai garantir saúde bucal de qualidade para a população de Governador Celso Ramos e busca melhorar o acesso aos serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde”.