Ações para combater despejo irregular de esgoto em Governador Celso Ramos são intensificadas

A força-tarefa de fiscalização montada pela Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Fundação do Meio Ambiente (FAMGOV) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE) intensificou as ações para combater o despejo irregular de efluentes no município. Nesta segunda-feira (19/02), equipes começaram a abertura de algumas vias públicas, no intuito de cessar ligações inadequadas de esgoto sanitário clandestinos ligados na rede pluvial ou até despejo inadequado de rejeitos nas ruas. A ação é uma continuidade dos trabalhos que começaram no dia 5 de janeiro deste ano.

A ação de hoje foi realizada na Rua das Alamandas em resposta a diversas denúncias da comunidade. O foco neste momento é o loteamento gaivotas, em virtude do comprometimento da balneabilidade naquele local, atestando irregularidades na região. Além da fiscalização, as equipes estão realizando obras de conserto de encanamentos para resolver problemas de drenagem, que em períodos chuvosos tem-se demostrado escassa. A operação deve prosseguir nos próximos dias em outras vias públicas do bairro.

A ação foi iniciada através de um acordo entre o Ministério Público Federal (MPFSC) o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Prefeitura Municipal, com o objetivo de averiguar o funcionamento das ETEs (estação de tratamento de efluentes) que são obrigatórias nas edificações multifamiliares, de acordo com a lei municipal 1.310/2019. Esse conjunto de medidas tem por consequência, impactar diretamente na qualidade das águas do mar e índices de balneabilidade.

O trabalho, conforme a Força-tarefa, tem repercutido efeitos positivos, e irá atacar os problemas do saneamento de forma abrangente, considerando múltiplos aspectos. Com a previsão do aumento da cobertura de esgoto do bairro, que hoje ainda é deficitária, além da garantia de regularização de todos os sistemas existentes, a destinação incorreta desses efluentes deve ficar no passado.

O grupo também salientou a importância da participação da população, como na realização de denúncias e, por exemplo, certificar-se de que seu prédio faz o automonitoramento do tratamento de efluentes.

FIQUEM LIGADOS!

As edificações que utilizam Fossa Séptica/Fossa Filtro e Sumidouro, são OBRIGADAS a realizaram a limpeza uma vez ao ano, sendo que a limpeza é executada com equipamento de Super vácuo (caminhão de limpa fossa), que efetua a sucção da fossa e o armazenamento dos resíduos, onde são transportados com segurança até o local correto do descarte (Estação de Tratamento de Esgoto).

Canais de denúncia

A Prefeitura de Governador Celso Ramos possui meios de comunicação gratuitos para a realização de inspeções domiciliares ou denúncias contra crimes ambientais e de saúde relacionados ao descarte irregular de esgoto. O principal canal para registrar queixa à ouvidoria é o número de (48) 3039 8850. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, ou por meio do site pelo link: https://abrir.link/zXsAx

A população também pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária por meio do telefone (48) 3039-5205, com mesmo horário de funcionamento.