Campanha Municipal de Vacinação contra a Pólio é encerrada com mais de 300 crianças imunizadas

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica Municipal (VIGE), finalizou a Campanha Municipal de Vacinação contra a Poliomielite na última sexta-feira (14/06). A campanha, que teve início em 27 de maio, visava ampliar a cobertura vacinal do público-alvo, composto por crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias, além de oferecer outras vacinas para atualização da caderneta de vacinação.

Conforme dados da Saúde Municipal, 302 crianças receberam as doses oral ou injetável contra a pólio. Além disso, 79 doses de outras vacinas também foram aplicadas, reforçando a importância da imunização completa para a saúde individual e coletiva.

A avaliação da Vigilância Epidemiológica Municipal é positiva, considerando a adesão dentro do esperado. Esse resultado demonstra o alto índice de crianças imunizadas no município contra as formas graves da paralisia infantil, doença altamente contagiosa que pode afetar crianças e adultos, levando à paralisia muscular, principalmente nos membros inferiores.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da imunização completa contra a pólio para todas as crianças. A doença, apesar de erradicada no Brasil, ainda representa um risco à saúde pública, e a vacinação é a principal ferramenta para prevenir a paralisia infantil e garantir a saúde das futuras gerações.