Comissão municipal de restauração da Igreja Nossa Senhora da Piedade faz reunião com o novo pároco do município, Pe. Leandro José Souza

A Comissão Municipal de Restauração da Igreja Nossa Senhora da Piedade realizou, nesta sexta-feira (23/02), no Salão Paroquial do Bairro Ganchos do Meio, a primeira reunião com o Padre Leandro José de Souza, que assumiu no dia 11 de fevereiro como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Governador Celso Ramos. O objetivo do encontro foi atualizar o Padre Leandro sobre o andamento do projeto de restauração e preservação da construção histórica do Bairro Armação da Piedade, bem como falar sobre os tramites administrativos.

Participaram da reunião membros da comissão, o líder comunitário da Armação da Piedade e vice-presidente da Ação Social Paroquial (ASP) Valdeci Fagundes, Maria Joana Miranda dos Santos, tesoureira da ASP, William Wollinger Brenuvida, secretário da ASP, e também secretário-adjunto da pasta municipal de Esporte, Cultura e Lazer, representantes de uma empresa que vai ajudar a gerir o projeto, e também contou com a presença da arquiteta Lilian Mendonça, mestra em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina – Cátedra UNESCO pela Universidade Federal de Pernambuco (2003).

Na reunião, a arquiteta Lilian Mendonça explicou que em outubro de 2023 a Ação Social Paroquial de Governador Celso Ramos, entidade pertencente a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, recebeu aprovação com nota máxima para elaboração de projeto de restauração, conservação preventiva e complementares da Igreja da Armação da Piedade e bens integrados. A entidade foi contemplada com mais de R$ 90 mil pelo Edital Elisabete Anderle de Cultura, valor que será destinado a elaboração de projetos, como hidrossanitário, elétrico, entre outros, que serão importantes para iniciar, nas próximas etapas, o restauro da igreja. Além desse contexto, Lilian conversou sobre algumas rotinas administrativas.

Sobre a chegada do novo pároco, William Wollinger Brenuvida disse que “agradecemos toda ajuda do Pe. Mauri Costa de Jesus, que se empenhou muito para que a restauração acontecesse, e acolhemos com alegria e admiração o novo pároco, Pe. Leandro José de Souza, que já esteve na Armação visitando a igreja, e manifestou apoio e empenho nesta causa, que vai entregar para população uma igreja esteticamente mais bonita e sem perder as características do tombamento, além de cuidar da acessibilidade e segurança”.

O projeto premiado pelo Edital Elisabete Anderle de Cultura contou com o apoio e a anuência da Prefeitura Municipal, da MITRA Diocesana de Florianópolis, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Com a aprovação e liberação dos recursos serão destinados à produção de projetos, a expectativa é de que em pouco tempo haverá novidades sobre a revitalização da igreja.

“A restauração e reforma da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, importante marco religioso e sócio-histórico de nossa região, vai beneficiar, além da comunidade católica, que é detentora do prédio da igreja, diversos outros segmentos da sociedade que já entendem que a igreja é uma referência importantíssima para a história catarinense, e que atrai dezenas de turistas anualmente para Governador Celso Ramos”, acrescenta Brenuvida.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A Igreja Nossa Senhora da Piedade começou a ser construída em 1738 e foi concluída em 1745. É considerada como a primeira igreja edificada em Santa Catarina, no século XVIII, ainda utilizando óleo de baleia na argamassa, e localizada ao lado das ruínas da antiga Armação da Piedade.

Em 1839, a Armação da Piedade foi incorporada à Marinha. Atualmente é núcleo de pescadores que conservam principalmente aspectos tradicionais da pesca artesanal. Em 1875, o imperador Dom Pedro II enviou uma equipe de pesquisadores para fazer um relatório de avaliação sobre as condições das edificações construídas onde hoje é o bairro Armação da Piedade.
A Igreja Nossa Senhora da Piedade foi tombada Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina nos anos 1980 e recebeu dois trabalhos de restauração – um ainda na década de 1980 e outro em 2005.

Sua construção possui estilo colonial português, mantendo as características arquitetônicas das igrejas setentistas, com frontão triangular. É um dos locais mais belos e visitados pelos turistas que chegam a Governador Celso Ramos no período de férias ou baixa temporada.