Em celebração aos 32 Anos da APA do Anhatomirim, Prefeitura premia vencedores do 7º Concurso de Redação e Desenho

A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Escola Municipal do Meio Ambiente, premiou na segunda-feira (20/5) os vencedores da 7ª edição do Concurso de Redação e Desenho da APA do Anhatomirim. A iniciativa, que aconteceu na sede da escola ambiental, no Bairro Costeira da Armação, busca incentivar a produção artística e textual com temática ambiental entre os alunos das escolas municipais. O concurso marca o encerramento das comemorações pelos 32 anos de criação da Área de Proteção Ambiental, localizada no município.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Marcos Henrique da Silva, do Secretário de Educação Carlos Alexandre de Sá, da Diretora da Escola do Meio Ambiente Luciara Azevedo, e representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI-SC), do Projeto Caminho da Mata Atlântica (CMA) e Corpo de Bombeiros de Governador Celso Ramos.

O Prefeito Marcos Henrique da Silva ressaltou no discurso de abertura a importância da educação e dos projetos ambientais na rede municipal para a construção de uma cultura de cuidado e preservação do meio ambiente. Para Marcos Henrique, a conscientização acontece desde a infância.

“Gostaria de parabenizar todos os professores e funcionários da Educação que estão conosco nesse projeto de preservação do nosso meio ambiente, que é o futuro de todos nós. A semente da conscientização precisa ser plantada nessas crianças para que no futuro tenhamos uma geração mais comprometida com o verde e com a qualidade de vida”, afirmou.

O tema desta edição, “O Meio Ambiente Começa na Gente”, foi escolhido, segundo a diretora Luciara Azevedo, para promover uma reflexão sobre o papel do ser humano e dos próprios estudantes como agentes de construção de um futuro sustentável.

A partir dessa temática, o concurso recebeu mais de 60 trabalhos nas categorias 1 (Educação Especial), 2 (Educação Infantil) e 3 (Ensino Fundamental I), que concorreram com desenhos e pinturas, e na categoria 4 (Ensino Fundamental II), que disputou por meio de redações. Os 1º, 2º e 3º lugares de cada uma das categorias receberam premiações como medalhas e brindes.

Sobre a APA do Anhatomirim

Criada em 1992 pelo Decreto Nº 528, de 20 de maio, a APA do Anhatomirim tem como objetivo principal assegurar a proteção da população residente de boto-cinza (Sotalia fluviatilis), sua área de alimentação e reprodução, remanescentes da Floresta Pluvial Atlântica e fontes hídricas importantes para a sobrevivência das comunidades de pescadores artesanais da região.