Em reunião, na Secretaria de Saúde aborda implantação de mais especialidades em Saúde Bucal

Nesta quinta-feira (22/02), a Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma reunião com dentistas e cirurgiões-dentistas da rede para abordar a implementação de um projeto pioneiro que visa ofertar mais serviços especializados em Saúde Bucal no município.

O encontro aconteceu no período da manhã e da tarde na sala de reuniões na Sede da Saúde, no Bairro Calheiro, e foi conduzido pelo cirurgião-dentista Roberto Pena Costa Baptista e pelo secretário de Saúde, Dalmiro Lobo Filho. Participaram da reunião oito profissionais de odontologia, o assessor de gabinete, Leandro Daiane Ziegler, e outros servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

No projeto, casos complexos poderão ser encaminhados dos consultórios odontológicos das Unidades Básicas de Saúde dos bairros para serem solucionados por uma equipe especializada que ficará no município para proceder com o tratamento ou a cirurgia. A Prefeitura cederá espaço físico para os atendimentos e fornecerá os insumos e equipamentos básicos para realização dos atendimentos. A ideia é que a população receba o atendimento no município, sem que o paciente seja encaminhado a cidades vizinhas, como Biguaçu.

Na ocasião, Roberto Pena Costa Baptista apresentou o projeto aos profissionais de odontologia do município, tirou dúvidas e explicou como funcionarão as novas rotinas de encaminhamentos, apresentou informações relacionadas aos tipos de cirurgias e tratamentos que ficarão disponíveis, bem como as metas e os objetivos do projeto, que são zerar a fila de pacientes encaminhados para Biguaçu e diminuir a demanda de pacientes aguardando na fila de atendimento.

O secretário Dalmiro Lobo Filho ressaltou que o projeto é pioneiro e será possível porque Governador Celso Ramos está entre os seis municípios catarinenses que se credenciaram para receber incentivos financeiros federais para implantação dos Serviços de Especialidades em Saúde Bucal (SESB), no âmbito da atenção primária.

“Esse projeto, que em breve estará disponível para toda a população, vai cuidar e promover a Saúde Bucal das pessoas, mas o principal ganho será a melhora da qualidade de vida da população do município”, disse.