Formatura do Proerd em Governador Celso Ramos é um sucesso, com 128 formandos

A Polícia Militar de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Governador Celso Ramos, celebrou na quinta-feira (27/6) a formatura de 128 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O evento, realizado no auditório do Centro Adventista de Treinamento e Recreação (Catre), marcou o encerramento das atividades do primeiro semestre nas escolas municipais.

A cerimônia contou com a presença dos alunos diplomados e seus familiares, além de autoridades como o prefeito Marcos Henrique da Silva, o comandante do Grupamento da PMSC em Governador Celso Ramos, 1º Sgt PM Alexsandro Silveira, a Cabo PM Karina e o secretário municipal de Segurança Pública e Gestão do Trânsito, Domingos Cesconetto.

Em seu discurso de abertura, o prefeito Marcos Henrique da Silva enfatizou a importância do Proerd e o papel crucial dos pais no processo de aprendizagem dos filhos.

“Parabenizo a Polícia Militar pelo excelente trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação no Proerd. Mais de quatro mil crianças já participaram do programa e se beneficiaram com os ensinamentos. A participação dos pais é fundamental para acompanhar e apoiar o aprendizado dos filhos, pois a educação é a maior herança que podemos deixar”, declarou o prefeito.

A Cb PM Karina , que ministrou as atividades do Proerd nas escolas, explica que o programa tem como modelo e parceiro o DARE (Drug Abuse Resistence Education) e se desenvolveu no Brasil com o objetivo primordial de atuar na prevenção do abuso de drogas, por crianças e adolescentes, e no combate à violência.

“Nas dez lições que as crianças e os adolescentes participaram, aprenderam importância de fazer escolhas saudáveis e responsáveis, sobre bullyng e outros temas. Para nós, que participamos dessa etapa de aprendizado, foi gratificante contribuir para o crescimento intelectual dos alunos”, disse.

A cerimônia seguiu com a entrega de certificados aos alunos, simbolizando o término do ciclo de aprendizado no programa. Os alunos também receberam copos personalizados e miniaturas do mascote do Proerd, o Leão Daren.

Para finalizar a festa, as autoridades, os policiais militares e o Leão Daren animaram os alunos e a plateia com a dança e a canção do programa, criando um momento de alegria e confraternização.

PROERD

O PROERD é uma iniciativa promovida pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, que tem a proposta de formar cidadãos conscientes e combater as drogas e à violência a partir da educação e do conhecimento.

No programa, essa consciência acontece por meio de cursos, palestras e atividades lúdicas ministradas por policiais treinados. Todos os anos, os alunos concluintes do curso se transformam em multiplicadores dos conhecimentos do PROERD na escola, com os amigos e no ambiente familiar.

O programa é realizado em Governador Celso Ramos desde 2001 na rede municipal e já formou mais de 4 mil estudantes.