Governador Celso Ramos lança Plano de Contingência para enfrentamento à Dengue e demais doenças transmitidas pelo Aedes
A Prefeitura de Governador Celso Ramos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica Municipal, lançou o Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento às Arboviroses, que são as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, como Dengue, Chikungunya e Zika. O plano visa alinhar procedimentos estratégicos para dar uma resposta rápida ao enfrentamento dessas doenças no território municipal e cuidar da saúde da população.
O documento foi elaborado pelos órgãos Municipais de Saúde e publicado na edição do dia 10 de outubro do Diário Oficinal dos Municípios (DOM).
O plano apresenta ações e traça procedimentos para orientar os órgãos e autoridades municipais no sentido de possibilitar ações que deem uma resposta rápida a um eventual aumento no número de casos dessas doenças. A ideia é minimizar as dificuldades decorrentes da sazonalidade e os riscos de epidemia.
O plano prevê desde procedimento para o atendimento adequado dos casos suspeitos até campanhas informativas e atividades de eliminação de criadouros, por exemplo.
A estratégia central baseia-se na leitura rápida do cenário local com tempo resposta adequado, utilizando níveis de ativação, com coordenação e acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde e das Vigilâncias em Saúde, garantindo a articulação de outros órgãos do Governo Municipal e celeridade na gestão de recursos e tomada de decisão.
Outra proposta do plano é chamar atenção da população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, principalmente nos períodos chuvosos que facilitam surgimento de novos criadouros do mosquito.
A elaboração do plano considerou a situação epidemiológica e entomológica do município de Governador Celso Ramos até o momento. Em 2023, de acordo com da Secretaria de Saúde, o município registrou um total de 371 focos e 125 casos confirmados de dengue. Há a presença do vetor e a circulação atual de dois sorotipos de dengue (Denv1 e Denv2), mas não foram registrados sorotipos de Zika Vírus e Vírus Chikungunya.
Para mais detalhes, leia a íntegra do Plano de Contingência das Arboviroses (Dengue, Chikungunya e Vírus Zika)