Governador Celso Ramos marca presença no Workshop Nacional Bandeira Azul, em São Francisco do Sul. Município poderá ostentar duas praias com a certificação
Integrantes do Comitê Gestor do Bandeira Azul de Governador Celso Ramos estão representando o município no Workshop Nacional do Bandeira Azul, evento realizado nesta sexta-feira (26/4) e sábado (27/4), em São Francisco do Sul. O workshop reúne gestores de praias e marinas certificadas, ou em busca de certificação para a temporada 2024/2025, além de autoridades municipais e representantes de organizações ambientais de todo o país.
A gestora municipal do programa e diretora geral da Fundação do Meio Ambiente (FAMGOV), Kamilla C. Freitas Matos, juntamente com a diretora da Escola Municipal do Meio Ambiente, Luciara Azevedo, estão correspondendo Governador Celso Ramos no evento.
Durante os dois dias workshop, os participantes terão a oportunidade de discutir os critérios do programa Bandeira Azul, o processo de renovação do selo e a adesão à fase piloto. Além disso, o ambiente propiciará esclarecimentos de dúvidas específicas sobre o processo de certificação e a preparação da documentação para a solicitação da premiação.
Destacam-se as palestras de especialistas renomados, como o coordenador de Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Edson Teixeira Viana Barros, a supervisora de Turismo de Natureza e Segmentos Especiais da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Rafaela Levay Lehmann Herrmann, e o representante da Secretaria do Patrimônio da União, Wagneide Rodrigues. A coordenadora Nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi, também está entre os palestrantes, e trará para o público presente as novidades para esta edição do programa.
A certificação internacional Bandeira Azul é concedida às praias e marinas que cumprem critérios, como qualidade da água, educação ambiental e oferta de serviços aos usuários, estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE).
Para a temporada 2024/2025, Governador Celso Ramos busca manter a certificação internacional em praias e expandir participação no programa. O Comitê Gestor Municipal pretende candidatar novamente a Praia Grande (Caravelas) para receber a certificação internacional, mas a novidade é a inscrição da Praia das Cordas na fase piloto do programa.
Se as avaliações dos júris nacional e internacional forem favoráveis, o município poderá ostentar duas praias com a certificação internacional Bandeira Azul. A Praia Grande (Caravelas) será premiada pelo nono ano consecutivo e Praia das Cordas com a primeira certificação. Esse resultado poderá consolidará o município como referência em turismo sustentável entre os municípios da Grande Florianópolis.