Saneamento básico é tema de palestra no Projeto Guardiões do Meio, em Governador Celso Ramos

Conhecer mais sobre os detalhes do saneamento básico e tratamento de água em um município. Esse foi o tema de uma palestra realizada, na quinta-feira (25/4), na Escola Municipal do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos, com estudantes do Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente. A proposta foi complementar os conteúdos teóricos e práticos do projeto, ampliando assim o horizonte de conhecimentos dos estudantes.

A aula foi conduzida pela professora da Escola do Meio Ambiente, Iria Arrieche Oliveira, e pelo biólogo e agente da Vigilância Sanitária Municipal (VISA), Guilherme Brzoskowski dos Santos.

Guilherme, principal palestrante e biólogo, destacou a importância de apresentar às crianças informações sobre cuidados com saneamento e água potável sob uma ótica técnica.

Durante a palestra, o agente percorreu um percurso histórico, mostrando a evolução do saneamento, desde as estratégias rudimentares das primeiras civilizações pata controle e eliminação de dejetos até os modernos sistemas de tratamento de esgoto. Ele também abordou os processos e os tipos de sistemas de tratamento mais usuais, e como as soluções resolver problemas persistentes, como a poluição das águas.

Após a parte teórica, os estudantes tiveram a oportunidade de realizar uma atividade prática, na qual puderam aprender sobre a medição dos índices de cloro na água. Utilizando um equipamento clorímetro, eles realizaram análises de amostras de água para verificar a presença de cloro e se os níveis estavam dentro dos padrões permitidos para consumo humano.

Guilherme enfatizou a importância de apresentar esses conteúdos aos estudantes, mostrando como estão conectados com outras áreas, como a saúde das pessoas e a preservação do meio ambiente, que são as principais preocupações do Projeto Multiplicadores Ambientais: Guardiões do Meio Ambiente.

Sobre o Projeto Guardiões

Criado em 2018, o Projeto Guardiões do Meio Ambiente é iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Escola Municipal do Meio Ambiente (EMMA), que busca capacitar os estudantes para atuarem como defensores da natureza e agentes de mudanças positivas preocupados com o meio ambiente. Nesse processo de aprendizado, acontecem aulas semanais para desenvolver conhecimentos e senso crítico e, ao final do curso, os alunos recebem a certificação de novos guardiões ambientais do município. A iniciativa já está na 6ª edição. Este ano mais de 80 alunos do 4º ano do ensino fundamental de escolas municipais estão selecionados para participar do programa.