Governo do Estado e Prefeitura firmam convênio de R$ 21 milhões para recapeamento da Rodovia Municipal Francisco Wollinger

O governador Jorginho Mello e o prefeito Marcos Henrique da Silva assinaram, na última sexta-feira (7/6), um convênio para a realização de obras de recapeamento asfáltico e renovação da sinalização viária na Rodovia Municipal Francisco Wollinger, em Governador Celso Ramos. O investimento total do Governo do Estado atinge a marca de R$ 21 milhões, com participação financeira complementar do município.

A cerimônia de assinatura do acordo aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes do Bairro Calheiros, e contou com a presença de autoridades do Governo do Estado de Santa Catarina, incluindo o governador e o secretário adjunto de Infraestrutura, Ricardo Grando, bem como representantes do Governo Municipal, como o prefeito Marcos Henrique da Silva, o vice-prefeito Aldir Dourival Rosa, o presidente da Câmara de Vereadores de Governador Celso Ramos, Pedro Augusto da Cunha, além da comunidade local.

Jorginho Mello enfatizou a relevância da obra para Governador Celso Ramos, destacando que proporcionará maior segurança aos munícipes, que passarão a contar com uma “estrada bem cuidada e livre de buracos”. “É uma cidade bonita por natura e nós precisávamos fazer essa estrada, essa recuperação”, disse.

O secretário adjunto da Infraestrutura do Estado, Ricardo Grando, acrescentou que a obra faz parte do programa Estrada Boa do Governo Estadual, cujo propósito é aprimorar a infraestrutura viária em Santa Catarina.

O prefeito municipal, Marcos Henrique da Silva, recordou que a pavimentação original da rodovia remonta a 1982 e salientou a urgência de um novo recapeamento, ressaltando que “esta repavimentação é de extrema importância para nossa população e para os turistas, revitalizando esta estrada”.

A rodovia, que conecta a BR-101 aos principais bairros e praias do município, como Calheiros, Ganchos de Fora e Palmas, estende-se por cerca de 18 km e será integralmente contemplada pelas obras. O objetivo é sanar os problemas decorrentes do desgaste natural da pista, garantindo maior segurança e conforto aos moradores e turistas que visitam Governador Celso Ramos, sobretudo durante a temporada de verão, quando a região atrai um grande número de visitantes devido às suas belezas naturais.

O serviço de recapeamento, de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, será realizado em duas etapas. A primeira etapa, já em fase final de licitação, abarca uma extensão de 9.460 metros da via, compreendendo o trecho entre os bairros Areias de Cima e Canto dos Ganchos. A segunda etapa contemplará 8.721 metros de novo pavimento, entre os bairros Canto dos Ganchos e Palmas.

Nove comunidades serão diretamente beneficiadas com a pavimentação asfáltica: Areias de Cima, Areias do Meio, Jordão, Dona Lucinda, Canto dos Ganchos, Calheiros, Ganchos do Meio, Ganchos de Fora e Palmas.