Luta contra a Dengue: Vigilância Epidemiológica participa de capacitação em Tijucas

Servidores da Vigilância Epidemiológica (VIGE-GCR) de Governador Celso Ramos participaram, na quinta-feira (14/03), de uma capacitação na Secretaria de Saúde do Município de Tijucas. O curso buscou capacitar os agentes para a aplicação de dois tipos de inseticidas, que serão usados no município contra o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

No curso, os agentes aprenderam a usar os produtos e também os métodos de aplicação com equipamentos, como pulverizador costal manual e o pulverizador atomizado à gasolina.

Um dos inseticidas é o CIELO, de pronto uso que pode ser aplicado para tratamento em ambientes externos e serve para eliminar o mosquito adulto em um raio 50 metros da casa de um paciente positivado para dengue, em áreas infestadas e recomendado em situações de aumento de casos.

O outro é o Fludora, aplicado em pontos estratégicos onde o trabalho mecânico é dificultado pela quantidade de depósitos não passíveis de remoção, como centros de reciclagem, pátio de sucatas e depósito de materiais de construção. Esse veneno busca diminuir a população Aedes aegypti a longo prazo.

Os dois inseticidas são as novas armas que a Secretaria Municipal de Governador Celso Ramos terá para enfrentar a Dengue no município, principalmente quando os casos aumentarem.

Além da capacitação, a VIGE-GCR também esteve em reunião com equipe administrativa da Vigilância Epidemiológica de Tijucas a fim de trocar informações sobre o enfrentamento da pandemia na região.