Vocação turística pode atrair mais de 400 embarcações para Governador Celso Ramos
Localidade de águas calmas, com baías abrigadas e belíssimas paisagens em mais de quarenta praias. O município de Governador Celso Ramos, uma península de 52 km de costa, pode receber um dos mais badalados e simpáticos iates clubes de Santa Catarina, o Veleiros da Ilha. O povo hospitaleiro, a gastronomia e o potencial turístico, principalmente, na área náutica é um agradável convite ao desenvolvimento de uma cidade que sempre se dedico u a cultura do mar.
O prefeito Juliano Duarte Campos recebeu na tarde desta segunda-feira, 19 de agosto, o comodoro Carlos Roberto Bresolin, representante do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha e o empresário Wagner Fioravanti Palmieri para debater o potencial náutico do município de Governador Celso Ramos. Acompanhado pelo presidente da câmara municipal de vereadores, Gidalte Mafra, o prefeito evidenciou a vocação turística do município e a necessidade em desenvolver sustentavelmente uma das últimas joias do Atlântico Sul.
O comodoro Bresolin manifestou o interesse de trazer o Iate Clube para o município, formando assim uma parceria de sucesso entre o município e o clube náutico. "A sede do Veleiros da Ilha tem grandes chances de mudar para Governador Celso Ramos, um lugar que encanta ao primeiro olhar", afirmou o comodoro. Atualmente, o Iate Clube Veleiros da Ilha conta com duas sedes, a Central que se localiza na Prainha e a Oceânica, em Jurerê, ambas em Florianópolis. São praticamente 684 associados, com 452 embarcações, destaca Bresolin.
Para o prefeito Juliano Campos, que entende como ponto forte os investimentos em turismo, o Iate Clube pode trazer recursos e colocar o município na vitrine turismo náutico internacional. "Podemos investir com responsabilidade e gerar emprego e renda, sem causar danos ao meio ambiente", relata Campos.
Dados da Associação Nacional de Construtores de Barcos (Acobar) mostram que o Brasil possui 700 mil barcos de lazer, e que, Santa Catarina é um Estado que cresce no cenário náutico. Juntamente com o Estado de São Paulo, são praticamente 60% do mercado. Além disso, o Estado realiza feiras náuticas e é representado por associações como a Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar).
O presidente da câmara municipal de vereadores, Gidalte Mafra enxerga como positiva a vinda do Iate Clube para Governador Celso Ramos. "O município precisa crescer ordenadamente, e a vinda do Iate Clube só tem a acrescentar para nossa terra". Mafra ainda revela que as ações do prefeito em buscar recursos para o município vão no caminho certo.
Novos encontros serão realizados entre a prefeitura e o Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha, o que mostra a capacidade do Executivo Municipal em pensar alternativas favoráveis a população de Governador Celso Ramos.