Investimento em Pesca e Maricultura em alta
Cidade do litoral catarinense que liderou setor pesqueiro no passado recebe 10 guinchos e 380 boias para melhorar a qualidade de vida do pequeno produtor rural
O município de Governador Celso Ramos sempre se destacou na captura e distribuição de pescados e frutos do mar. Na década de 1960, por exemplo, de acordo com censos históricos do setor pesqueiro, as salgas e pequenas indústrias de beneficiamento de peixes, moluscos e crustáceos batia os números de Itajaí e São Francisco do Sul, localidades portuárias. Com uma linha de costa de 52kms e mais de 40 praias, o município de Governador Celso Ramos se destaca por três importantes comunidades pesqueiras: Canto dos Ganchos, Ganchos do Meio e Fazenda da Armação.
Em evento para marcar a entrega de 10 guinchos para ajudar a chamada "puxada dos botes" dos pescadores; e para o recebimento de 380 bóias para demarcação do novo parque aquícola municipal, que beneficiará famílias de maricultores, estiveram presentes, na data de 11.03.2014, em Canto dos Ganchos, Governador Celso Ramos, autoridades como o senhor João Rodrigues, Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca; Darci de Matos, deputado estadual (PSD); Augusto Aristo da Silva, vice-prefeito; José Sebastião Marcatti, Gerência de Pesca e Aquicultura; Gil Marcos dos Santos, Secretário Municipal da Agricultura, Pesca e Aquicultura; William Wollinger Brenuvida, Chefe de Gabinete do prefeito; e Manoel Gerino dos Santos, Maneca, Presidente da Colônia de Pescadores Z-10.
Setor pesqueiro aquece novamente
O censo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de 2005 demonstrou que Governador Celso Ramos possui 75% da economia voltada a pesca. Esse dado implica afirmar que o município fornece mão-de-obra para a pesca industrial, pesca artesanal e maricultura.
Os pescadores industriais ou de alto-mar de Governador Celso Ramos, por exemplo, possuem mais de mil trabalhadores embarcados em traineiras, que operam no cerco da sardinha.
O dado, também, demonstra que a pesca artesanal e a maricultura são fortes na região. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Aquicultura, o município possui 257 embarcações artesanais. É um número relevante se pensar que a média de habitantes por família, segundo um levantamento da Secretaria de Saúde e Saneamento em 2005 aponta três pessoas por família, o que verifica mais de 700 pessoas envolvidas. Na área da maricultura, também chamada aqüicultura, o censo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de 2011 apontou um número de 75 produtores, que produziram 750 toneladas de mariscos.
Mais conforto ao trabalhador do mar
"Uma puxada de bote", como se diz em Governador Celso Ramos, município com raízes predominantemente lusitanas, é sempre uma atividade de risco, coletiva e desgastante. É preciso se contar com a maré cheia e o trabalho começa com o alinhamento do barco – antes da última onda quebrar na beira da praia. Depois um número de 15 a 20 homens divididos nos dois lados da embarcação ajudam a dar equilíbrio, ao passo que empurram o barco praia acima. "Hoje temos embarcações de mais de 10 metros, com motores pesados", diz o pescador aposentado Otávio Nicácio, de Canto dos Ganchos. Sobre a colocação de guinchos para puxar as embarcações, seu Otávio assegura que a atividade do pescador se torna mais garantida e menos pesada.
O município recebe, em boa hora, 10 guinchos que serão instalados em comunidades pesqueiras, entre as quais: Canto dos Ganchos, Ganchos do Meio e Ganchos de Fora. Também, Armação da Piedade, Caieira do Norte e Fazenda da Armação. Já as 380 bóias para maricultura vão atender o novo parque aquícola municipal que promete reorganizar o modo como se produz e se destina a produção de mariscos em Governado Celso Ramos. Para o Presidente da Associação de Maricultores de Governador Celso Ramos (Amag), a ideia é reativar a unidade de beneficiamento de mariscos situada na Fazenda da Armação.
Para o Secretário Municipal de Aquicultura, Pesca e Agricultura de Governador Celso Ramos, Gil Marcos dos Santos, o setor voltado ao mar voltou a aquecer nos últimos dois anos, o que se deve, em muito, a credibilidade nos serviços prestados à população que a Secretaria produz. "Nossa intenção é sempre encurtar distâncias, facilitar a vida do produtor rural que é o pescador, o maricultor o agricultor. Garantindo que a família do pescador e do maricultor tenha mais renda e qualidade de vida", afirma Santos.
Por William Wollinger Brenuvida
Acesse AQUI as fotos do cerimonial de entrega.